A PERCEPÇÃO DOS CLIENTES SOBRE A QUALIDADE DA LOGÍSTICA DO E-COMMERCE

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5380/relainep.v12i22.94821

Keywords:

e-commerce, logistics, fuzzy

Abstract

Este artigo busca apresentar uma modelagem matemática baseada nos preceitos da Teoria Fuzzy que, após o processamento dos dados coletados em 2021 e 2023, retorna o Índice da Qualidade da Logística do E-commerce (IQLE) e índices parciais que o compõe. Tais valores visam exemplificar e validar o modelo e pretende representar a qualidade da logística do e-commerce pela ótica do cliente, pela abordagem da visão operacional da logística em si e pelos aspectos relacionados ao atendimento do cliente final. O modelo apresentou-se robusto nos resultados, denotando proporções similares nos resultados de 2021 e 2023, que são comparados e analisados, inclusive gerando-se seis cenários que são avaliados para se identificarem possíveis causas para os efeitos caracterizados. Observam-se modificações positivas nos índices, na maioria com margens acima de cinquenta pontos percentuais, que podem indicar possíveis modificações processuais pelas principais marketplaces e investimentos tecnológicos. Quanto às relações de causa e efeito, sugere-se que a idade do cliente respondente e o valor do frete têm possível relação com as mudanças de visão entre 2021 e 2023.

Published

2024-08-31

How to Cite

Sucena, M. P., Vieira, F. B. R., & Cury, M. V. Q. (2024). A PERCEPÇÃO DOS CLIENTES SOBRE A QUALIDADE DA LOGÍSTICA DO E-COMMERCE. LATIN AMERICAN JOURNAL OF INNOVATION AND PRODUCTION ENGINEERING, 12(22), 22–43. https://doi.org/10.5380/relainep.v12i22.94821

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