APLICAÇÃO DE FERRAMENTAS DA GESTÃO DE ESTOQUE E CUSTO: UM ESTUDO DE CASO EM UMA LOJA DE ARTIGOS E ACESSÓRIOS PARA AUTOMÓVEIS EM MARABÁ – PA
DOI:
https://doi.org/10.5380/relainep.v5i8.55917Palavras-chave:
Planejamento e Controle da Produção, Gestão de estoque, Gestão de custo, Acessórios de automóveisResumo
As empresas têm se preocupado cada vez mais com a gestão do estoque visto que esse geram custos, muitas vezes, desnecessários. O principal objetivo de todo empreendedor é gerar ganhos e buscar a melhor gerência dos estoques, logo o trabalho propõe o gerenciamento de materiais através da utilização das ferramentas da política de estoque, que contribuem no encontro da reposição por ponto de pedido (PP), do Lote econômico de Compra (LEC), do Estoque de Segurança (Qs) e outros. O estudo foi feito em uma empresa de revenda de artigos e acessórios para automóveis na cidade de Marabá no Sudeste do Pará, com os dados disponíveis pelo gerente de oito meses dos controles de saída e entrada dos produtos. Assim utilizou-se de métodos quali-quantitativos que visaram a utilização de conceitos do PCP (Planejamento e Controle de Produção), e das equações que contribuíram no cálculo dos custos de pedidos, custos de manter, custos totais, lote econômico, e os estoques de segurança para a melhor prestamento de serviço aos consumidores.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores a partir da submissão cedem integralmente os direitos patrimoniais da obra à publicação, entretanto permanecendo detentores de seus direitos morais (autoria e identificação da obra) e conforme a Licença Creative Commons, CC BY-NC – atribuição não comercial conforme a Política de Acesso Aberto adotada pelo Portal de Periódicos da UFPR. É permitido acessar, baixar, copiar, imprimir e compartilhar desde que não seja para fins comerciais e citando a referida fonte, conferindo os devidos créditos de autoria e menção a Relainep.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Para isso, deve-se fazer o DOWNLOAD DO FORMULÁRIO, assinar e fazer o upload como Documentos Suplementares com o título "Declaração do autor", junto da submissão do artigo.