APLICAÇÃO DE FERRAMENTAS DA GESTÃO DE ESTOQUE E CUSTO: UM ESTUDO DE CASO EM UMA LOJA DE ARTIGOS E ACESSÓRIOS PARA AUTOMÓVEIS EM MARABÁ – PA
DOI:
https://doi.org/10.5380/relainep.v5i8.55917Keywords:
Planejamento e Controle da Produção, Gestão de estoque, Gestão de custo, Acessórios de automóveisAbstract
As empresas têm se preocupado cada vez mais com a gestão do estoque visto que esse geram custos, muitas vezes, desnecessários. O principal objetivo de todo empreendedor é gerar ganhos e buscar a melhor gerência dos estoques, logo o trabalho propõe o gerenciamento de materiais através da utilização das ferramentas da política de estoque, que contribuem no encontro da reposição por ponto de pedido (PP), do Lote econômico de Compra (LEC), do Estoque de Segurança (Qs) e outros. O estudo foi feito em uma empresa de revenda de artigos e acessórios para automóveis na cidade de Marabá no Sudeste do Pará, com os dados disponíveis pelo gerente de oito meses dos controles de saída e entrada dos produtos. Assim utilizou-se de métodos quali-quantitativos que visaram a utilização de conceitos do PCP (Planejamento e Controle de Produção), e das equações que contribuíram no cálculo dos custos de pedidos, custos de manter, custos totais, lote econômico, e os estoques de segurança para a melhor prestamento de serviço aos consumidores.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
1. Authors retain the copyright and grant the journal the right of first publication, with work simultaneously licensed under the Creative Commons - Attribution-NonCommercial 4.0 International that allows the sharing of work with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
2. Authors are authorised to take additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (e.g. publish in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
3. Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (e.g. in institutional repositories or on their personal page), as this can generate productive changes, as well as increase the impact and citation of published work (See The Free Access Effect).
To do so, the form must be DOWNLOADED, signed and uploaded as Supplementary Documents with the title "Author statement", along with the article submission.