MODELO DE GESTÃO PARA OTIMIZAÇÃO DO RENDIMENTO DE ENVOLTÓRIOS NATURAIS NA FABRICAÇÃO DE LINGUIÇA SUÍNA TIPO FRESCAL
DOI:
https://doi.org/10.5380/relainep.v4i5.38383Palavras-chave:
linguiça frescal, rendimento, desperdícios, envoltórios naturaisResumo
O Brasil está entre os cinco países com maior produção e consumo de carne suína do mundo. Dados da ABPA - Associação Brasileira de Proteína Animal apontam que o país aumentou em 40 % a produção de carne suína nos últimos 15 anos. A linguiça suína, famosa entre as famílias brasileiras, foi a campeã em vendas de embutidos derivados de carne suína, perdendo somente para a carne “in natura”. Diante deste cenário cada vez mais competitivo, é importante que as indústrias processadoras de carne suína busquem constantemente a melhoria em seus processos e produtos através de técnicas de gestão para redução de desperdícios e aumento na qualidade de seus produtos. Por este motivo este trabalho apresenta um estudo de caso realizado em uma indústria processadora de carne suína de grande porte, localizada no estado do Paraná. Este estudo teve por objetivo implantar um modelo de gestão para otimizar o rendimento de envoltórios naturais para a fabricação de linguiça, de modo a selecionar o melhor fornecedor. Após a coleta de dados e a criação da planilha de gestão, foi possível concluir que dentre os quatro fornecedores estudados, o fornecedor C foi o que apresentou melhor rendimento.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores a partir da submissão cedem integralmente os direitos patrimoniais da obra à publicação, entretanto permanecendo detentores de seus direitos morais (autoria e identificação da obra) e conforme a Licença Creative Commons, CC BY-NC – atribuição não comercial conforme a Política de Acesso Aberto adotada pelo Portal de Periódicos da UFPR. É permitido acessar, baixar, copiar, imprimir e compartilhar desde que não seja para fins comerciais e citando a referida fonte, conferindo os devidos créditos de autoria e menção a Relainep.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Para isso, deve-se fazer o DOWNLOAD DO FORMULÁRIO, assinar e fazer o upload como Documentos Suplementares com o título "Declaração do autor", junto da submissão do artigo.