A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO BRASIL E O PANORAMA DA ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.5380/relainep.v8i14.77553Palabras clave:
Educação a Distância, Educação em Engenharia, Engenharia de Produção, Ensino Superior, Qualificação ProfissionalResumen
A educação a distância não é um fenômeno recente. No Brasil, essa modalidade de ensino expandiu-se em função de novas tecnologias e também pela elaboração de várias regulamentações sob o viés da democratização do ensino superior, permitindo a difusão do ensino superior nas mais diferentes áreas. A emergência de cursos de engenharia a distância suscitou discussões sobre esse tipo de formação, gerando questionamentos sobre a qualidade dos cursos oferecidos com foco no desenvolvimento das atividades práticas, além do possível processo de mercantilização do ensino. Desse modo, o objetivo deste artigo é analisar o desenvolvimento quantitativo dos cursos de graduação em Engenharia de Produção a distância no Brasil a partir de 2008, ano de início do funcionamento dos primeiros cursos a distância dessa área. Através dos dados coletados pela pesquisa exploratória, documental e bibliográfica, evidenciou-se que o ensino presencial vem perdendo força nos últimos anos enquanto a educação a distância segue avançando. Em função do dinâmico cenário brasileiro em relação a oferta de cursos a distância e também de reorganização da graduação em engenharia, ainda há um vasto campo a ser explorado na área.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los autores que publican en esta revista concuerdan con los siguientes términos:
1. Autores mantiene los derechos de autor y conceden a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo simultáneamente licenciado bajo la Creative Commons - Atribución-NoComercial 4.0 Internacional que permite el compartir el trabajo con reconocimiento de la autoría y publicación inicial en esta revista.
2. Autores tienen autorización para asumir contratos adicionales por separado, para distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicada en esta revista (por ejemplo, publicar en repositorio institucional o como capítulo de libro), con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.
3. Los autores tienen permiso y son estimulados a publicar y distribuir su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su página personal), ya que esto puede generar cambios productivos, así como aumentar el impacto y la cita del trabajo publicado (ver El efecto del acceso libre).
Para ello, se debe DESCARGAR EL FORMULARIO, firmar y cargar como Documentos Suplementarios con el título "Declaración del autor", junto a la sumisión del artículo.
