A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO BRASIL E O PANORAMA DA ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.5380/relainep.v8i14.77553Keywords:
Educação a Distância, Educação em Engenharia, Engenharia de Produção, Ensino Superior, Qualificação ProfissionalAbstract
A educação a distância não é um fenômeno recente. No Brasil, essa modalidade de ensino expandiu-se em função de novas tecnologias e também pela elaboração de várias regulamentações sob o viés da democratização do ensino superior, permitindo a difusão do ensino superior nas mais diferentes áreas. A emergência de cursos de engenharia a distância suscitou discussões sobre esse tipo de formação, gerando questionamentos sobre a qualidade dos cursos oferecidos com foco no desenvolvimento das atividades práticas, além do possível processo de mercantilização do ensino. Desse modo, o objetivo deste artigo é analisar o desenvolvimento quantitativo dos cursos de graduação em Engenharia de Produção a distância no Brasil a partir de 2008, ano de início do funcionamento dos primeiros cursos a distância dessa área. Através dos dados coletados pela pesquisa exploratória, documental e bibliográfica, evidenciou-se que o ensino presencial vem perdendo força nos últimos anos enquanto a educação a distância segue avançando. Em função do dinâmico cenário brasileiro em relação a oferta de cursos a distância e também de reorganização da graduação em engenharia, ainda há um vasto campo a ser explorado na área.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
1. Authors retain the copyright and grant the journal the right of first publication, with work simultaneously licensed under the Creative Commons - Attribution-NonCommercial 4.0 International that allows the sharing of work with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
2. Authors are authorised to take additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (e.g. publish in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
3. Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (e.g. in institutional repositories or on their personal page), as this can generate productive changes, as well as increase the impact and citation of published work (See The Free Access Effect).
To do so, the form must be DOWNLOADED, signed and uploaded as Supplementary Documents with the title "Author statement", along with the article submission.