PLANO MESTRE PARA DEFINIÇÃO E NIVELAMENTO DA DEMANDA FÁBRIL

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5380/relainep.v7i11.65595

Palabras clave:

PPCP, Demanda, Inventário, ERP.

Resumen

A correta administração entre planejar e executar planos de produção devem estar pautados em premissas técnicas de conhecimento de PPCP, uma vez que prazos de entregas e capacidades de produção são previamente definidas, e nem sempre possuem um alinhamento entre a necessidade de demanda e a capacidade de execução. Neste contexto o trabalho propõe a implantação de um plano mestre de produção para definição e nivelamento da demanda fabril em uma indústria de autopeças, com utilização de um sistema ERP. Desta forma, o objetivo geral da pesquisa é que através da implantação de um plano mestre de produção reduza-se a ocorrência de setup, melhore o controle de inventário e nivelamento da produção, uma vez que o mesmo deve considerar a melhor configuração para a produção, assim como definição de infraestrutura e mão de obra necessárias. Com isso a pesquisa visa demonstrar o comprometimento com a satisfação de seus clientes e o as operações, não perdendo de foco premissas como nivelamento de produção, controle de inventário e redução de setups, apresentando de forma clara a aplicação do plano mestre de produção e   como ele pode auxiliar na transformação de planos produtivos de longo prazo de produtos acabados para o prazo mediano, com intuito de dirigir as etapas de planejamento operacional da empresa.

Biografía del autor/a

Alexandre Aparecido de Sousa, Universidade Taubaté

Olá como vai?

Sou Alexandre Sousa, Engenheiro de Produção, Tecnólogo em Gestão da Qualidade, Tecnólogo em Gestão Industrial, Especialista em Gestão de Negócios e Mestrando em Engenharia Mecânica, na área de concentração da Gestão da Produção, com aplicação de métodos quantitativos, visando otimização de produtos e processos na produção. Atuante a 15 anos na área de operações em empresas de pequeno, médio e grande porte nacionais e transnacionais, também palestrante e professor.

Gestor de pessoas visando a liderança servidora, trilhando-as rumo aos objetivos da empresa que atua. Experiência de nove anos como gestor de pessoas, alcançando resultados promissores com técnicas de planejamento programação e controle da produção, Gestão da Qualidade somado a gestão de pessoas, sempre em busca da melhoria e padronização de processos, com apoio de ferramentas apropriadas.

Arcione Ferreira Viagi, Universidade Taubaté

Possui pós-doutorado em Gestão da Produção (Programa de pesquisa pós-doutoral no exterior - CAPES) realizado na Universidade de Padova, Itália (2015/2016), doutorado em Engenharia Aeronáutica e Mecânica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (2011), mestrado em Comunicação e Mercado pela Faculdade Cásper Líbero (2000) e graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade de Taubaté (1985). Cursou também pós-graduação Lato Sensu em Administração da Produção e Operações Industriais na FGV (1989) e Administração Financeira na UNITAU / INPG (1986). É professor Assistente III na Universidade de Taubaté onde exerceu também as funções administrativas no Conselho Universitário (Consuni - 2002 a 2006), Conselho de Departamento (Condep - 1997 a 1998), Assessor da Vice-Reitoria (2002 a 2006) e Assessor das Pró-Reitorias de Finanças e de Graduação (2010 a 2014). É professor convidado nos cursos de pós-graduação da Faculdade Trevisan, UFF, INPG, UNIVAP, FAD, IEL e IPG. Ministra aulas de Administração da Produção, Gestão da Cadeia de Suprimentos, Logística Industrial, Manufatura Enxuta, Marketing Industrial, Desenvolvimento de Produtos e Mercados, Planejamento Estratégico, Planejamento Mercadológico, Engenharia Econômica e Tomada de Decisão sob Incerteza

Publicado

2019-07-11

Cómo citar

de Sousa, A. A., & Viagi, A. F. (2019). PLANO MESTRE PARA DEFINIÇÃO E NIVELAMENTO DA DEMANDA FÁBRIL. Revista Latinoamericana De Innovación E Ingeniería De Producción, 7(11), 82–100. https://doi.org/10.5380/relainep.v7i11.65595

Número

Sección

Artigos