O PLANO DE NEGÓCIOS COMO FERRAMENTA ESTRATÉGICA PARA O EMPREENDEDOR: UM ESTUDO DE CASO

Autores/as

  • Pedro Vieira Souza Santos Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF
  • Francisco Alves Pinheiro Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF

DOI:

https://doi.org/10.5380/relainep.v5i7.55161

Palabras clave:

Empreendedorismo, Gestão, Plano de negócios.

Resumen

Algumas habilidades são exigidas dos indivíduos que decidem tornar-se empreendedores, como planejar, formar equipes, liderar, negociar, resolver problemas, entre outras. Assim, o presente artigo tem como objetivo identificar as oportunidades geradas pela criação de um plano de negócios como uma ferramenta de auxílio ao processo de planejamento estratégico, no âmbito da gestão de novos empreendimentos. Nesse aspecto, o trabalho mostra um estudo realizado em uma empresa de pequeno porte no setor de alimentos. Dessa forma, pode-se observar que o plano de negócios pode ser usado como um instrumento dinâmico de implementação da estratégia da empresa, tornando-se uma ferramenta fundamental de gestão que, certamente, auxiliará o empreendedor a conseguir o sucesso desejado ou então mostrará a esse mesmo empreendedor que o momento não é propício para o negócio desejado, evitando assim decepções futuras.Portanto, notou-se que a importância do planejamento estratégico de negócio está na captação, elaboração e, principalmente, no bom senso em avaliar o conjunto de fatores de viabilidade financeira e mercadológica, que possibilitarão ao empreendedor coordenar um plano de ação, através do caminho mais adequado para a abertura e/ou manutenção da sua empresa.

Biografía del autor/a

Pedro Vieira Souza Santos, Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF

Graduando em Engenharia de Produção.

Francisco Alves Pinheiro, Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF

Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal do Ceará (1990), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal da Paraíba (2006) e doutorado em Segurança e Saúde Ocupacionais pela Universidade do Porto, Portugal.

Publicado

2017-12-26

Cómo citar

Santos, P. V. S., & Pinheiro, F. A. (2017). O PLANO DE NEGÓCIOS COMO FERRAMENTA ESTRATÉGICA PARA O EMPREENDEDOR: UM ESTUDO DE CASO. Revista Latinoamericana De Innovación E Ingeniería De Producción, 5(8), 150–165. https://doi.org/10.5380/relainep.v5i7.55161

Número

Sección

Artigos