Projeto e desenvolvimento de um jogo didático na área de segurança do trabalho para alunos de engenharia e cursos técnicos

Authors

  • Cibelle dos Santos Carlos Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA-RN.
  • Raquel Ferreira de Negreiros Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA-RN.
  • Maria Aridenise Macena Fontenelle Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA-RN.

DOI:

https://doi.org/10.5380/relainep.v2i2.38355

Keywords:

Segurança do Trabalho, NR-18, Jogos Didáticos, Trilha Segura

Abstract

O estudo da área de Segurança do Trabalho trouxe, para o ambiente de trabalho, benefícios para as empresas e melhorias no rendimento de seus funcionários. Assim, existem algumas metodologias capazes de auxiliar no processo de conhecimento dessa área. É de total importância que o funcionário comece a aprender e entender os riscos do trabalho no seu período de formação acadêmica. Os jogos didáticos estão inseridos como uma dessas ferramentas que auxiliam na aprendizagem e vem sendo utilizado em sala de aula de diversas universidades com o intuito de ajudar o aluno a fixar o conhecimento de muitas áreas do conhecimento. Dessa maneira, foi feito um estudo para criação de um jogo, chamado Trilha Segura, objetivando mostrar os conceitos de Segurança do trabalho, baseados em conceitos básicos e na NR-18, para os estudantes de cursos de engenharias e técnico. Trata-se de um jogo didático, de perguntas e respostas, que coloca duas equipes concorrentes para avançar numa trilha à medida que forem acertando as perguntas. Para o projeto do produto em questão, foram feitos estudos bibliográficos e pesquisas de mercado, para em seguida ser elaborado o protótipo do jogo.

Published

2014-10-23

How to Cite

dos Santos Carlos, C., Ferreira de Negreiros, R., & Macena Fontenelle, M. A. (2014). Projeto e desenvolvimento de um jogo didático na área de segurança do trabalho para alunos de engenharia e cursos técnicos. LATIN AMERICAN JOURNAL OF INNOVATION AND PRODUCTION ENGINEERING, 2(2), 119–131. https://doi.org/10.5380/relainep.v2i2.38355

Issue

Section

ARTICLE