Projeto e desenvolvimento de um jogo didático na área de segurança do trabalho para alunos de engenharia e cursos técnicos
DOI:
https://doi.org/10.5380/relainep.v2i2.38355Keywords:
Segurança do Trabalho, NR-18, Jogos Didáticos, Trilha SeguraAbstract
O estudo da área de Segurança do Trabalho trouxe, para o ambiente de trabalho, benefícios para as empresas e melhorias no rendimento de seus funcionários. Assim, existem algumas metodologias capazes de auxiliar no processo de conhecimento dessa área. É de total importância que o funcionário comece a aprender e entender os riscos do trabalho no seu período de formação acadêmica. Os jogos didáticos estão inseridos como uma dessas ferramentas que auxiliam na aprendizagem e vem sendo utilizado em sala de aula de diversas universidades com o intuito de ajudar o aluno a fixar o conhecimento de muitas áreas do conhecimento. Dessa maneira, foi feito um estudo para criação de um jogo, chamado Trilha Segura, objetivando mostrar os conceitos de Segurança do trabalho, baseados em conceitos básicos e na NR-18, para os estudantes de cursos de engenharias e técnico. Trata-se de um jogo didático, de perguntas e respostas, que coloca duas equipes concorrentes para avançar numa trilha à medida que forem acertando as perguntas. Para o projeto do produto em questão, foram feitos estudos bibliográficos e pesquisas de mercado, para em seguida ser elaborado o protótipo do jogo.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
1. Authors retain the copyright and grant the journal the right of first publication, with work simultaneously licensed under the Creative Commons - Attribution-NonCommercial 4.0 International that allows the sharing of work with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
2. Authors are authorised to take additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (e.g. publish in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
3. Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (e.g. in institutional repositories or on their personal page), as this can generate productive changes, as well as increase the impact and citation of published work (See The Free Access Effect).
To do so, the form must be DOWNLOADED, signed and uploaded as Supplementary Documents with the title "Author statement", along with the article submission.
