A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO BRASIL E O PANORAMA DA ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.5380/relainep.v8i14.77553Palavras-chave:
Educação a Distância, Educação em Engenharia, Engenharia de Produção, Ensino Superior, Qualificação ProfissionalResumo
A educação a distância não é um fenômeno recente. No Brasil, essa modalidade de ensino expandiu-se em função de novas tecnologias e também pela elaboração de várias regulamentações sob o viés da democratização do ensino superior, permitindo a difusão do ensino superior nas mais diferentes áreas. A emergência de cursos de engenharia a distância suscitou discussões sobre esse tipo de formação, gerando questionamentos sobre a qualidade dos cursos oferecidos com foco no desenvolvimento das atividades práticas, além do possível processo de mercantilização do ensino. Desse modo, o objetivo deste artigo é analisar o desenvolvimento quantitativo dos cursos de graduação em Engenharia de Produção a distância no Brasil a partir de 2008, ano de início do funcionamento dos primeiros cursos a distância dessa área. Através dos dados coletados pela pesquisa exploratória, documental e bibliográfica, evidenciou-se que o ensino presencial vem perdendo força nos últimos anos enquanto a educação a distância segue avançando. Em função do dinâmico cenário brasileiro em relação a oferta de cursos a distância e também de reorganização da graduação em engenharia, ainda há um vasto campo a ser explorado na área.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores a partir da submissão cedem integralmente os direitos patrimoniais da obra à publicação, entretanto permanecendo detentores de seus direitos morais (autoria e identificação da obra) e conforme a Licença Creative Commons, CC BY-NC – atribuição não comercial conforme a Política de Acesso Aberto adotada pelo Portal de Periódicos da UFPR. É permitido acessar, baixar, copiar, imprimir e compartilhar desde que não seja para fins comerciais e citando a referida fonte, conferindo os devidos créditos de autoria e menção a Relainep.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Para isso, deve-se fazer o DOWNLOAD DO FORMULÁRIO, assinar e fazer o upload como Documentos Suplementares com o título "Declaração do autor", junto da submissão do artigo.