A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO BRASIL E O PANORAMA DA ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

Autores

  • Carolina Maia dos Santos Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ)
  • Georgia de Souza Assumpção Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ)
  • Alexandre de Carvalho Castro Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ)

DOI:

https://doi.org/10.5380/relainep.v8i14.77553

Palavras-chave:

Educação a Distância, Educação em Engenharia, Engenharia de Produção, Ensino Superior, Qualificação Profissional

Resumo

A educação a distância não é um fenômeno recente. No Brasil, essa modalidade de ensino expandiu-se em função de novas tecnologias e também pela elaboração de várias regulamentações sob o viés da democratização do ensino superior, permitindo a difusão do ensino superior nas mais diferentes áreas. A emergência de cursos de engenharia a distância suscitou discussões sobre esse tipo de formação, gerando questionamentos sobre a qualidade dos cursos oferecidos com foco no desenvolvimento das atividades práticas, além do possível processo de mercantilização do ensino. Desse modo, o objetivo deste artigo é analisar o desenvolvimento quantitativo dos cursos de graduação em Engenharia de Produção a distância no Brasil a partir de 2008, ano de início do funcionamento dos primeiros cursos a distância dessa área. Através dos dados coletados pela pesquisa exploratória, documental e bibliográfica, evidenciou-se que o ensino presencial vem perdendo força nos últimos anos enquanto a educação a distância segue avançando. Em função do dinâmico cenário brasileiro em relação a oferta de cursos a distância e também de reorganização da graduação em engenharia, ainda há um vasto campo a ser explorado na área. 

Biografia do Autor

Carolina Maia dos Santos, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ)

Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção e Sistemas (PPPRO)

Georgia de Souza Assumpção, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ)

Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção e Sistemas (PPPRO)

Alexandre de Carvalho Castro, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ)

Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção e Sistemas (PPPRO)

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Publicado

2020-12-14

Como Citar

Santos, C. M. dos, Assumpção, G. de S., & Castro, A. de C. (2020). A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO BRASIL E O PANORAMA DA ENGENHARIA DE PRODUÇÃO. Revista Latino-Americana De Inovação E Engenharia De Produção, 8(14), 86–106. https://doi.org/10.5380/relainep.v8i14.77553

Edição

Seção

Artigos