MEDINDO A MATURIDADE DE UM ESCRITÓRIO DE PROJETOS
DOI:
https://doi.org/10.5380/relainep.v7i11.65766Palavras-chave:
Gerenciamento de projeto, Escritório de projetos, Níveis de maturidadeResumo
Estudos sobre gerenciamento de projetos organizacionais têm ganhado espaço na última década. Falhas na execução de projetos podem implicar em resultados desastrosos dentro das organizações e vários mecanismos estão sendo desenvolvidos para evitá-los. Gerenciar projetos por meio dos Escritórios de Gerenciamento de Projetos (EGP) é uma forma de especializar a atividades e buscar excelência nos processos. O objetivo do estudo é verificar o nível de maturidade do escritório de projetos de uma universidade comunitária, o foco da gestão do escritório, e o modelo que o caracteriza. Para atender a proposta, realizou-se uma pesquisa descritiva de natureza mista (qualitativa e quantitativa), operacionalizada por meio de entrevista e aplicação de questionário. Os resultados indicam que o EGP estudado encontra-se atualmente no nível intermediário de maturidade, atuando com foco em projetos específicos, em áreas funcionais, porém, com algumas características dos demais níveis de maturidade. Constatou-se que as atividades desenvolvidas pelo escritório são influenciadas pela sua estrutura organizacional, diferenciando-o dos principais escritórios existentes no mercado, desvinculados de Instituições de Ensino.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores a partir da submissão cedem integralmente os direitos patrimoniais da obra à publicação, entretanto permanecendo detentores de seus direitos morais (autoria e identificação da obra) e conforme a Licença Creative Commons, CC BY-NC – atribuição não comercial conforme a Política de Acesso Aberto adotada pelo Portal de Periódicos da UFPR. É permitido acessar, baixar, copiar, imprimir e compartilhar desde que não seja para fins comerciais e citando a referida fonte, conferindo os devidos créditos de autoria e menção a Relainep.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Para isso, deve-se fazer o DOWNLOAD DO FORMULÁRIO, assinar e fazer o upload como Documentos Suplementares com o título "Declaração do autor", junto da submissão do artigo.
