PLANO MESTRE PARA DEFINIÇÃO E NIVELAMENTO DA DEMANDA FÁBRIL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/relainep.v7i11.65595

Palavras-chave:

PPCP, Demanda, Inventário, ERP.

Resumo

A correta administração entre planejar e executar planos de produção devem estar pautados em premissas técnicas de conhecimento de PPCP, uma vez que prazos de entregas e capacidades de produção são previamente definidas, e nem sempre possuem um alinhamento entre a necessidade de demanda e a capacidade de execução. Neste contexto o trabalho propõe a implantação de um plano mestre de produção para definição e nivelamento da demanda fabril em uma indústria de autopeças, com utilização de um sistema ERP. Desta forma, o objetivo geral da pesquisa é que através da implantação de um plano mestre de produção reduza-se a ocorrência de setup, melhore o controle de inventário e nivelamento da produção, uma vez que o mesmo deve considerar a melhor configuração para a produção, assim como definição de infraestrutura e mão de obra necessárias. Com isso a pesquisa visa demonstrar o comprometimento com a satisfação de seus clientes e o as operações, não perdendo de foco premissas como nivelamento de produção, controle de inventário e redução de setups, apresentando de forma clara a aplicação do plano mestre de produção e   como ele pode auxiliar na transformação de planos produtivos de longo prazo de produtos acabados para o prazo mediano, com intuito de dirigir as etapas de planejamento operacional da empresa.

Biografia do Autor

Alexandre Aparecido de Sousa, Universidade Taubaté

Olá como vai?

Sou Alexandre Sousa, Engenheiro de Produção, Tecnólogo em Gestão da Qualidade, Tecnólogo em Gestão Industrial, Especialista em Gestão de Negócios e Mestrando em Engenharia Mecânica, na área de concentração da Gestão da Produção, com aplicação de métodos quantitativos, visando otimização de produtos e processos na produção. Atuante a 15 anos na área de operações em empresas de pequeno, médio e grande porte nacionais e transnacionais, também palestrante e professor.

Gestor de pessoas visando a liderança servidora, trilhando-as rumo aos objetivos da empresa que atua. Experiência de nove anos como gestor de pessoas, alcançando resultados promissores com técnicas de planejamento programação e controle da produção, Gestão da Qualidade somado a gestão de pessoas, sempre em busca da melhoria e padronização de processos, com apoio de ferramentas apropriadas.

Arcione Ferreira Viagi, Universidade Taubaté

Possui pós-doutorado em Gestão da Produção (Programa de pesquisa pós-doutoral no exterior - CAPES) realizado na Universidade de Padova, Itália (2015/2016), doutorado em Engenharia Aeronáutica e Mecânica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (2011), mestrado em Comunicação e Mercado pela Faculdade Cásper Líbero (2000) e graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade de Taubaté (1985). Cursou também pós-graduação Lato Sensu em Administração da Produção e Operações Industriais na FGV (1989) e Administração Financeira na UNITAU / INPG (1986). É professor Assistente III na Universidade de Taubaté onde exerceu também as funções administrativas no Conselho Universitário (Consuni - 2002 a 2006), Conselho de Departamento (Condep - 1997 a 1998), Assessor da Vice-Reitoria (2002 a 2006) e Assessor das Pró-Reitorias de Finanças e de Graduação (2010 a 2014). É professor convidado nos cursos de pós-graduação da Faculdade Trevisan, UFF, INPG, UNIVAP, FAD, IEL e IPG. Ministra aulas de Administração da Produção, Gestão da Cadeia de Suprimentos, Logística Industrial, Manufatura Enxuta, Marketing Industrial, Desenvolvimento de Produtos e Mercados, Planejamento Estratégico, Planejamento Mercadológico, Engenharia Econômica e Tomada de Decisão sob Incerteza

Downloads

Publicado

2019-07-11

Como Citar

de Sousa, A. A., & Viagi, A. F. (2019). PLANO MESTRE PARA DEFINIÇÃO E NIVELAMENTO DA DEMANDA FÁBRIL. Revista Latino-Americana De Inovação E Engenharia De Produção, 7(11), 82–100. https://doi.org/10.5380/relainep.v7i11.65595

Edição

Seção

Artigos