ATENÇÃO PSICOSSOCIAL EM ENFERMAGEM PARA FAMÍLIAS DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autori

  • Hellen Roehrs
  • Mariluci Alves Maftum

DOI:

https://doi.org/10.5380/fsd.v8i1.8022

Parole chiave:

enfermagem, atenção psicossocial, estudantes, família, nursing, psycho social attention, students, family, enfermería, atención psico-social, estudiantes, familia

Abstract

Este artigo refere-se a um relato de experiência da implementação de um projeto de Atenção Psicossocial em Enfermagem junto família de alunos do Ensino Fundamental, com dificuldades de relacionamento e/ ou mudanças de comportamento, em uma escola estadual do município de Curitiba. O objetivo é realizar entrevista de ajuda contribuindo, com na busca de soluções e enfrentamento de momentos de angústias na dificuldade de relacionamento e/ou mudança de comportamento de seus filhos adolescentes. O projeto vem sendo desenvolvido desde maio de 2005. O embasamento teórico dá-se na Teoria das Relações Interpessoais de Joyce Travelbee e na Entrevista de Ajuda preconizada por Alfred Benjamim. As dificuldades comumente trazidas para serem compartilhadas no encontro com o enfermeiro são: dificuldades de relacionamento com o filho e outros membros da família, baixo rendimento escolar, educação dos filhos, sexualidade, falta de autoridade dos pais e drogas. No pouco tempo da implementação já foi possível constatar a importância da proposta pela agregação de mais sujeitos ao projeto os quais se prontificaram a participar da discussão e das atividades desenvolvidas junto às famílias. Tal atitude deu um novo desenho à proposta inicial. Também, observouse a aceitação da proposta em virtude do retorno dos familiares aos encontros. Isso confirma o fato de que o enfermeiro pode promover a saúde das pessoas, agindo com competência, para mudar a realidade de cada um.

Come citare

Roehrs, H., & Maftum, M. A. (2006). ATENÇÃO PSICOSSOCIAL EM ENFERMAGEM PARA FAMÍLIAS DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL. Família, Saúde E Desenvolvimento, 8(1). https://doi.org/10.5380/fsd.v8i1.8022

Fascicolo

Sezione

Relatos de Experiência