A ARTE DE CUIDAR EM ENFERMAGEM FAMILIAR
DOI:
https://doi.org/10.5380/fsd.v6i1.8078Palavras-chave:
Saúde da famÍlia, Cuidados de enfermagem, Family Health, Nursing care, Salud de la familia, Atención de enfermeríaResumo
O presente artigo tem o propósito de apresentar o cuidar/cuidado da vida humana individual e familiar, como objeto de estudo e de prática da enfermagem. A análise do conceito é realizada na perspectiva auto-poética de Maturana. O cuidar/cuidado tem tido uma grande influência na epistemologia, na educação e na pesquisa de enfermagem para otimizar o trabalho com novas formas de fazeres, trocando os métodos estruturados de ensino por outros criativos e libertadores, equilibrando e complementando a criação quantitativa com a criação qualitativa do conhecimento. É só nesta projeção que a enfermagem estabelecerá uma correlação com os desafios do século XXI.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.