O CUIDAR DA CRIANÇA E DA FAMÍLIA: DAS REFLEXÕES TEÓRICAS À SUA APLICAÇÃO NA PRÁTICA PROFISSIONAL DO COTIDIANO
DOI:
https://doi.org/10.5380/fsd.v3i1.4950Palavras-chave:
Cuidados de enfermagem, Enfermagem, Família, Recém-nascido, Criança, Nursing care, Nursing, Family, Infant newborn, Child, Atención de enfermeria, Enfermeria, Familia, Recien nacido, NiñoResumo
Trata-se de uma reflexão sobre as possibilidades de aplicação do referencial de cuidado do filósofo americano Mayeroff na assistência de enfermagem em Neonatologia e Pediatria, tendo como foco a família. Considerando que o cuidar, na acepção de Mayeroff significa ajudar o outro a crescer, as autoras abordam as diversas situações que ocorrem no cotidiano dos profissionais que assistem o neonato e a criança, fazendo reflexões de como podem ser vivenciados os conceitos de Mayeroff. Nesse cuidado, cada família, embora necessitando de atenção e apoio da equipe assistencial, é vista como parceira no cuidado à criança e neonato, tendo o seu saber, e a maneira peculiar de cada uma. O respeito, a honestidade e a manutenção da dignidade como requisitos fundamentais na relação entre equipe e família. Conclui que a instituição deve respeitar e valorizar a expressão da marca pessoal do profissional neste cuidado humanizado.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.