Política de Ética e Integridade

A Revista de Educação em Ciências e em Matemática – RECEM -, declara seu compromisso com as práticas que prezam pela ética e integridade da pesquisa e espera o mesmo de todos os envolvidos no processo editorial: editores, avaliadores e autores.


Compromissos da Equipe Editorial

Confidencialidade – A Equipe Editorial se compromete em manter a confidencialidade de quaisquer informações relacionadas aos manuscritos submetidos à revista durante todo o processo editorial.

Imparcialidade – os editores chefe e associados são os responsáveis pela avaliação dos manuscritos em desk review e também pela decisão sobre quais manuscritos devem ser publicados pela revista. Portanto, têm o compromisso de avaliarem e decidirem pela publicação ou não, a partir do que está previsto na Política Editorial da revista, de forma imparcial. O Conselho Editorial pode ser consultado para auxiliar nas decisões que forem necessárias.

Os editores também devem ser imparciais na resolução de conflitos resultantes de denúncias sobre má conduta (Ex.: plágio, mau uso dos dados, atribuição de autoria indevida) no desenvolvimento da pesquisa de um manuscrito submetido ao periódico.

Transparência - deve ser observada pela Equipe Editorial na elaboração, cumprimento das políticas da revista e condução de processos de verificação de denúncias sobre má conduta no desenvolvimento da pesquisa de um manuscrito submetido ao periódico.

Conflito de Interesse – a Equipe Editorial deve informar ao editor qualquer tipo de conflito de interesse potencial ou existente antes do aceite da avaliação ou durante o processo de avaliação. Se o conflito de interesse estiver relacionado ao Editor Chefe, este deve recusar a avaliação e repassar a atividade para os editores associados ou a um dos membros do Conselho Editorial.

Compromissos dos Avaliadores

Confidencialidade – baseia-se no compromisso de manter a confidencialidade de quaisquer informações relacionadas aos manuscritos atribuídos para a sua avaliação e parecer.

Imparcialidade – a avaliação do manuscrito deve levar em conta o mérito da pesquisa e a Política Editorial do periódico. A avaliação e decisão não devem ser influenciadas de forma positiva ou negativa por motivações profissionais, pessoais e/ou financeiras.

Transparência - se for identificado qualquer indício de má conduta (Ex.: plágio, mau uso dos métodos, fabricação e/ou falsificação de dados) na pesquisa que está sendo avaliada, cabe ao parecerista informar ao editor imediatamente. O avaliador também é o responsável por informar o editor quando não se sentir qualificado para avaliar um manuscrito por incompatibilidade temática.

Objetividade e Completeza – refere-se ao compromisso de apresentar pareceres objetivos e suficientemente justificados, de forma a subsidiar a decisão final do editor.

Pontualidade – o avaliador deve notificar imediatamente o editor em caso de impossibilidade para avaliar o manuscrito. E, ao aceitar a tarefa de emitir parecer sobre um manuscrito, é de responsabilidade do avaliador cumprir com os prazos estabelecidos pela revista.

Conflito de Interesse – o avaliador é responsável por informar ao editor qualquer tipo de conflito de interesse potencial ou existente antes do aceite da avaliação ou durante o processo de avaliação.

Compromissos dos Autores

Diretrizes para Autores – compreende o compromisso com a observância das normas gerais apresentadas nas Diretrizes para Autores, tendo em vista que, dessa forma, muitas questões relacionadas à má conduta na pesquisa são minimizadas.

Autoria – reconhecer como autores todos os que contribuíram direta e significativamente para a concepção da pesquisa apresentada no manuscrito, que participaram da escrita e revisão crítica do manuscrito e assumem a responsabilidade pelas informações apresentadas.

Fontes de Informação - a observância da ética com relação às fontes de informação é fundamental para a garantia da integridade da pesquisa. Os autores são responsáveis por citar todas as fontes utilizadas na sua pesquisa de forma adequada, conforme as Diretrizes para Autores.

Os autores devem certificar-se das apropriadas citações e identificação das fontes no uso de materiais de terceiros.

Toda e qualquer suspeita de plágio ou outra má conduta relacionada aos manuscritos submetidos à Revista de Educação em Ciências e em Matemática será investigada e analisada.

Cabe explicitar que a RECEM adotará o Fluxograma do Committee on Publication Ethics (COPE), disponível para acesso por meio do link: https://publicationethics.org/node/19631. Assim, visando maior transparência, cabe explicitar alguns pontos, seguindo o Fluxograma do COPE

Em caso de:

Denúncias sobre os manuscritos publicados ou suspeita de má conduta, pode-se considerar:
a) Revisor suspeito de ter se apropriado das ideias ou dados de um autor. Pontos-chave: Instrução aos revisores e indicaremos que o material submetido deve ser tratado de forma confidencial e não pode ser utilizado de forma alguma até que seja publicado.

b) Responder aos denunciantes quando as preocupações são levantadas diretamente. Pontos-chave: Ao estarmos cientes, respeitaremos a preferência do denunciante pelo anonimato.

c) Responder aos denunciantes quando as preocupações são levantadas através das redes sociais: Pontos-chave: Respeitaremos a preferência do denunciante pelo anonimato e, ainda, a discussão será afastada do domínio público.

d) Quando instituições de pesquisa são contatadas por periódicos. Pontos-chave: As instituições devem deixar claros em seu site os detalhes de contato para reclamações sobre ética em pesquisa ou reclamações de pesquisa.

Ainda, manteremos em contato as Instituições e as editoras em cada etapa do processo. Quando uma investigação identificar um erro, a instituição deverá incluir recomendação de correção ou retratação, dependendo do que for adequado ao caso. As políticas e a formação devem ser atualizadas sempre que necessário.

Orientações para compartilhamento de dados de pesquisa:

- Sugerimos que o compartilhamento das pesquisas ocorra junto ao repositório da Instituição do autor principal, visando o processo de divulgação e socialização das pesquisas publicizadas na RECEM.

Diretrizes de retratação do COPE:

Os editores devem considerar retirar uma publicação se:

Se tivermos evidências claras de que as descobertas não são confiáveis, seja como resultado de um erro grave (por exemplo, erro de cálculo ou erro experimental) ou como resultado de fabricação (por exemplo, de dados) ou falsificação (por exemplo, manipulação de imagens);

Constitui plágio;

Se as descobertas foram publicadas anteriormente em outro lugar sem a devida atribuição a fontes anteriores ou divulgação ao editor, permissão para republicação ou justificativa (ou seja, casos de publicação redundante);

Contém material ou dados sem autorização de uso;

Se os direitos autorais foram violados ou há algum outro problema legal sério (por exemplo, difamação, privacidade);

Se relata pesquisas antiéticas;

Se foi publicado exclusivamente com base emum processo de revisão por pares comprometido ou manipulado;

Se o(s) autor(es) não divulgaram um interesse concorrente importante (também conhecido como conflito de interesses) que, na opinião do editor, tenha afetado indevidamente as interpretações do trabalho ou as recomendações dos editores e revisores.

Os avisos de retratação deverão:

Estar vinculado ao artigo retratado sempre que possível (ou seja, em todas as versões online);

Se for claramente identificado o artigo retratado (por exemplo, incluindo o título e os autores no cabeçalho da retratação ou citando o artigo retratado);

Se for claramente identificado como uma retratação (ou seja, distinto de outros tipos de correção ou comentário);

Será publicado imediatamente para minimizar efeitos nocivos;

Estará disponível gratuitamente para todos os leitores (ou seja, não atrás de barreiras de acesso ou disponível apenas para assinantes);

Será informado quem está retratando o artigo;

Será indicado o(s) motivo(s) da retratação;

Será objetivo, factual e evite linguagem inflamatória;

As retratações geralmente não são apropriadas se:

A autoria é contestada, mas não há razão para duvidar da validade das conclusões;

As principais conclusões do trabalho ainda são fiáveis e a correção poderia resolver suficientemente os erros ou preocupações;

Se caso um dos editores apresentar evidências inconclusivas para apoiar a retratação ou está aguardando informações adicionais, como de uma investigação institucional;

Se caso os conflitos de interesse dos autores forem relatados à revista após a publicação, mas na opinião do editor não é provável que tenham influenciado as interpretações ou recomendações, ou as conclusões do artigo.

Para mais informações e esclarecimentos, segue o link de acesso do COPE: https://publicationethics.org/node/19631

Software utilizado para detecção de similaridade pela RECEM:

Os softwares utilizados são: CopySpider, Plagium, Farejador de Plágio e Viper

Conflito de Interesse

Os conflitos de interesse podem ser: conflitos pessoais, financeiros e não financeiros (políticos, acadêmicos e religiosos).

- Conflitos pessoais: Os editores devem evitar tomar decisões sobre manuscritos que conflitam com seu próprio interesse, tais como os submetidos por seu departamento ou colaboradores de pesquisa, coautores (no caso de colaboradores ou coautores, determinado período de tempo deve ser estabelecido, como “nos últimos cinco anos”), concorrentes, ou aqueles que tratam de um assunto que poderá lhes trazer algum ganho financeiro (por exemplo, ações de uma empresa cujo produto é discutido no artigo).

- Conflitos financeiros: A forma mais evidente de um potencial conflito de interesse financeiro surge quando um indivíduo ou organização pode se beneficiar financeiramente de uma decisão para publicar ou rejeitar um manuscrito. Conflitos financeiros podem incluir salário, concessões de uma empresa com interesse nos resultados, honorários, ações ou participações e direitos de propriedade intelectual (patentes, royalties e direitos autorais);

- Conflitos não financeiros: Outros conflitos de interesse não financeiros também devem ser evitados ou comunicados. Alguns deles incluem conflitos pessoais, políticos, acadêmicos e religiosos.

Para evitar os possíveis conflitos, a RECEM irá elaborar um documento/declaração, na qual os autores devem informar se há algum tipo de conflito no manuscrito durante o processo de submissão.