PROPOSTA DE SUBSTITUIÇÃO DO MOTOR DE INDUÇÃO MONOFÁSICO PELO MOTOR DE INDUÇÃO TRIFÁSICO(MIT), NO MEIO RURAL, EMPREGANDO INVERSOR DE FREQUÊNCIA
DOI:
https://doi.org/10.5380/rber.v7i1.57965Resumo
Pretende-se avaliar a proposta de substituição do motor de indução monofásico(MIM), pelo motor de indução trifásico(MIT), no meio rural, levando-se em consideração os aspectos de menores custos de manutenção e de eficiência energética, implicando em menor consumo de energia elétrica. Obtém-se então desta forma um ganho energético, levando-se em consideração o menor custo de pagamento na conta de energia, pela substituição proposta, bem como ganhos econômicos, também no aspecto de facilidade e simplicidade de manutenção e menor custo deste comparativamente ao MIM. Será necessária a utilização de um inversor de frequência, entrada monofásica, 240[V], tensão disponível no meio rural e saída trifásica, para partida, controle de velocidade e operação em regime permanente do MIT a ser utilizado, em substituição ao MIM. Ressalta-se, por exemplo, que o motor de indução trifásico, comparativamente ao motor monofásico, apresenta as seguintes vantagens: Possui conjugado de partícula próprio, melhor rendimento, menor peso e tamanho, e melhor fator de potência para uma mesma potência, além de exigir menor manutenção. Para uma mesma potência, o MIT em gaiola também é mais barato que o MIM. O MIM e não tem conjugado de partida próprio sendo portanto o seu sentido de giro dependente deste. Para isto são necessários dispositivos auxiliares de partida, fonte de problemas adicionais e requerendo também maior manutenção Testes experimentais são também apresentados neste trabalho.
Palavras-chave Motor de indução monofásico(MIM), Motor de indução trifásico(MIT), Inversor de frequência, eficiência energética, manutenção de motores.