Open Journal Systems

Sistema de geração fotovoltaico em indústrias na serra gaúcha – Análise técnica e econômica

Alexandre José Bühler, Fabiano Frosi, Fernando Hoefling Santos, Ivan Jorge Gabe, Augusto Massashi Horiguti

Resumo


A energia solar fotovoltaica tem se tornado gradualmente mais interessante no Brasil devido a questões o uso de combustíveis fósseis e seu impacto no meio ambiente, mas principalmente devido ao aumento no custo da energia elétrica, paga pelos consumidores. Somente no ano de 2015, o custo da energia elétrica residencial no Brasil aumentou cerca de 40%, devido ao aumento do uso das usinas termoelétricas. Considerando que desde 2012 o Brasil possui resolução normativa permitindo a geração de energia pelo consumidor, sistemas fotovoltaicos residenciais e industriais conectados à rede passam a ser uma excelente alternativa de geração. Este trabalho apresenta um estudo de caso para a análise do potencial de geração e do tempo de retorno de um sistema de minigeração que seria instalado em uma empresa distribuidora de frutas na serra do estado do Rio Grande do Sul, Brasil. O sistema é dividido em três subsistemas que juntos passam de 2 MWp de potência instalada. A análise da energia gerada é feita com o software SAM do NREL e o tempo de retorno foi estimado considerando diferentes taxas de amortização supondo que todo o investimento seria financiado. Dependendo do cenário analisado, tempos de retorno de até 5 anos podem ser obtidos.

Texto completo:

PDF

Referências


AES Eletropaulo- Eletropaulo Metropolitana Eletricidade de São Paulo, (2015), Disponível em: www.aeseletropaulo.com.br, Acesso em: Junho/2015.

ANEEL - Agência Nacional de Energia Elétrica (2016). Relatório de tarifa Média por Classe de Consumo e por Região. Disponível em: http://www.aneel.gov.br/relatorios-tecnicos, Acesso em: Dezembro/2016.

ANEEL - Agência Nacional de Energia Elétrica (2017). BIG - Banco de Informação de Geração. Disponível em: http://www.aneel.gov.br/aplicacoes/capacidadebrasil/capacidadebrasil.cfm. Acesso em julho de 2017.

ANEEL - Agência Nacional de Energia Elétrica (2017). RESOLUÇÃO NORMATIVA Nº 687. Disponível em: http://www2.aneel.gov.br/cedoc/ren2015687.pdf

EPE (2014)- Empresa de Pesquisa Energética- Disponível em www.epe.gov.br- Acesso em junho/2015.

GOMES, L. A. E GASPARIN, F. P., 2016. Análise de casos para amortização do financiamento de um sistema fotovoltaico conectado à rede. Anais do VI Congresso Brasileiro de Energia Solar – Belo Horizonte.

JORDAN, D. C. AND KURTZ, S. R. (2013), Photovoltaic Degradation Rates – an Analytical Review. Prog. Photovolt: Res. Appl, 21:12-29.

LABORATÓRIO DE ENERGIA SOLAR DA UFRGS – Labsol (2016). Radiasol 2. Disponível em: http://www.solar.ufrgs.br/#ensino

NAKABAYASHI, R., Geração Fotovoltaica no Brasil: Viabilidade Econômica, Instituto de Energia e Ambiente da USP, Laboratório de Sistemas Fotovoltaicos, São Paulo, 2015.

PROJETO SWERA (2016). Disponível em: https://maps.nrel.gov/swera




DOI: http://dx.doi.org/10.5380/rber.v8i1.53983

Apontamentos

  • Não há apontamentos.