Open Journal Systems

ANÁLISE E APLICAÇÃO DO DESIGN CONSTRUTAL PARA AVALIAÇÃO GEOMÉTRICA DE SÍTIOS DE CONVERSÃO DE ENERGIA NA PLATAFORMA CONTINENTAL SUL DO BRASIL

Régis Lucas Timm, Phelype Haron Oleinik, Eduardo De Paula Kirinus, Wiliam Correa Masques, Elizaldo Domingues Dos Santos

Resumo


As necessidades energéticas do homem estão em constante evolução. Vivemos em um planeta onde a mudança do estilo de vida da população é constante e a nossa dependência pela energia é cada vez maior. Sendo assim, a busca por fontes de energias limpas e renováveis que tenham baixo impacto ambiental é incansável. Dentro da diversificação de fontes de recursos energéticos renováveis os oceanos surgem como uma das opções a serem estudadas. O presente estudo apresenta, através de Modelagem Numérica, a implantação de um sítio de conversores na Plataforma Continental Sul do Brasil de forma que utiliza o método de Design Construtal no auxílio da configuração da matriz de turbinas dentro do sítio. Ao final do estudo foram obtidos valores médios de conversão de energia nas 3 turbinas e a média total do sítio, também foi analisado o comportamento de cada conversor no período simulado e feita uma comparação entre eles, considerando a quantidade de energia convertida e o período em que cada conversor teve seu pico máximo de conversão.

Palavras-Chave Energia renovável, Modelagem numérica, Conversão de energia, Design Construtal, Configuração de sítios de conversão.


Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5380/rber.v6i3.52982

Apontamentos

  • Não há apontamentos.