Open Journal Systems

Influência do Uso e Ocupação do Solo no Processo Erosivo Laminar do Município de Francisco Beltrão – Sudoeste do Paraná

Juliane Mônica Ruthes, Júlio Caetano Tomazoni, Tayoná Cristina Gomes

Resumo


O estudo analisou o uso e ocupação do solo no município de Francisco Beltrão – Pr, para observar sua influência no processo erosivo laminar pela determinação do fator uso e manejo do solo e práticas conservacionistas da Equação Universal de Perda de Solos. Para interpretar o uso do solo em todo o território do município de Francisco Beltrão utilizaram-se técnicas de sensoriamento remoto, para classificação de imagens do satélite LANDSAT-8 no sistema de informação geográfica Spring 5.2.5. Utilizando linguagem espacial para geoprocessamento algébrico, por meio de imagens de satélite classificadas. Determinou-se o fator uso e manejo do solo e práticas conservacionistas para todo o município. Os dados demonstram que o uso do solo no Município é composto por pastagens em 46,97% de sua área, além de matas secundárias em 22,32% da área do Município, seguida por solo exposto, lavouras, lavouras em pousio e urbanização, representando, respectivamente, 12,62%, 11,83%, 4,63 e 1,63% da área total do Município. Os valores do fator uso e manejo do solo e práticas conservacionistas variam entre 0,00001 e 0,5, sendo que os menores valores deste fator correspondem à forma de uso mata secundária, apontando que esta é a forma de uso e ocupação que mais protege o solo, além da urbanização, que em consequência da impermeabilização do solo diminui sua susceptibilidade à erosão. Os maiores valores deste fator são referentes ao solo exposto, lavoura e lavoura em pousio confirmando sua fragilidade à erosão.


Texto completo:

PDF

Referências


AZEVEDO, E. C. DE; MANGABEIRA, J. A. DE C. Mapeamento de Uso de Terras Utilizando Processamento Digital de Imagem de Sensoriamento Remoto. Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento: Comunicado Técnico 7. Campinas – SP, 2001.

BERTONI, J.; LOMBARDI NETO, F. Conservação do Solo. São Paulo: Ícone, 2008.

CÂMARA, G.; DAVIS, C.; MONTEIRO, A. M. V. Introdução à Ciência da Geoinformação. São José dos Campos: Inpe, 2001. Disponível em: Acesso em 03 de jul de 2012.

CARVALHO, N. DE O. Hidrossedimentologia Prática. Rio de Janeiro: Interciência, 2 ed., 2008.

DÉSTRO, G. F. G.; CAMPOS, S. SIG-Spring na Caracterização do Uso dos Solos a partir de Imagens do Satélite Cbers. Energia na Agricultura, Botucatu, v. 21, n. 4, p. 28-35, 2006

INPE – INSTITUTO NACIONAL DE PESQUISAS ESPACIAIS. Imagens do Satélite LANDSAT – 8. Órbita 160, Ponto 129, composição colorida nas bandas 2, 3 e 4 (BRG). Data: 27.07.2013. Disponível em: Acesso em: 27 de out de 2013.

PERUSI, M. C.; CARVALHO, W. A. Comparação de Métodos para Determinação da Estabilidade de Agregados por Vias Seca e Úmida em Diferentes Sistemas de Uso e Manejo do Solo. Geociências, São Paulo, v. 27, n. 2, p. 197-206, 2008.

QUEIROZ, F. L. L. Aspectos da Dinâmica Hidrossedimentológica e do Uso e Ocupação do Solo na Bacia do Córrego Arapuá (MS). 2011. 125f. Dissertação (Mestrado em Geografia). Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, Três Lagoas – MS.

SILVA, A. M. DA; SCHULZ, H. E.; CAMARGO, P. B. DE. Erosão e Hidrossedimentologia em Bacias Hidrográficas. São Carlos: Rima, 2 ed., 2007.




DOI: http://dx.doi.org/10.5380/rber.v5i2.45616

Apontamentos

  • Não há apontamentos.