Open Journal Systems

Conscientização ambiental uma integração sociedade e meio ambiente para reciclagem do óleo residual

Joel Gustavo Teleken, Carolina Sayury Miyashiro, Carlos de Jesus de Oliveira, Emanuelle Iaçana Berté Parisotto

Resumo


O objetivo do presente trabalho foi proporcionar a conscientização da população do município de Palotina- PR, a partir da apresentação dos impactos ambientais provocados pela disposição incorreta do óleo residual de fritura. Foram realizadas palestras educacionais em dois colégios estaduais do município, apresentando os prejuízos ambientais causados pela disposição inadequada de tais resíduos, e a forma correta de disposição, e suas possíveis aplicações. Percebe-se que a conscientização na população em relação ao óleo como poluente merece uma atenção maior, pois muitas pessoas não têm o conhecimento de que pouca quantidade de óleo pode poluir centenas de litros de água. Observamos com os resultados do questionário que a maior parte das crianças sabem do descarte correto, porém não se pode afirmar que as mesmas realizam o descarte correto.

Texto completo:

PDF

Referências


ALADEDUNYE. F. A; PRZYBYLSKI. R;. Degradation and nutritional quality changes of oil during frying. Journal of the American Oil Chemists' Society. Issue 2. 2009.

ANS. G.V; MATTOS. S. E; JORGE. N;. Avaliação da qualidade dos óleos de fritura usados em restaurantes, lanchonetes e similares. Ver. Educadores dia a dia. vol 19, São José do Rio Preto- São Paulo, 2010.

FILLHO. M. G; SANIBAL. A. A. E;. Alterações físicas, químicas e nutricionais de óleos submetidos ao processo de fritura. Caderno de Tecnologia de Alimentos e Bebidas. USP. São Paulo.

CAPANA. H G. Estudo Do Impacto do Enxofre Presente no Diesel na Emissão de Poluentes e em Tecnologia de Pós Tratamento de Gases escape. Obtenção do Título de Mestre em Engenharia Automotiva. Universidade de São Paulo 2008.

CELLA, R. C. F.; D’ARCE, M. A. B.; SPOTO, M. H. F. Comportamento do óleo de soja refinado utilizado em fritura por imersão com alimentos de origem vegetal. Campinas. Ciências e Tecnologia de Alimentos, Vol. 22, N°2, 2002.

LOPES, R. C.; BALDIN, N. Educação ambiental para a reutilização do óleo de cozinha na produção de sabão. Paraná. Projeto Ecolimpo-III encontro Brasileiro de Psicopedagogia-Universidade Católica do Paraná, 2009.

RABELO, R. A.; FERREIRA, O. M. Coleta seletiva de óleo residual de fritura para aproveitamento industrial. Goiânia. Faculdade de Engenharia Ambiental- Universidade Católica de Goiás, 2008.

SCHMELING.J; Blog educação vida Geografia Disponível em 2012.

SILVA, C. V. Reaproveitamento do óleo de cozinha como tema nas aulas de educação ambiental. Campina Grande. Trabalho de conclusão de curso- Faculdade de Licenciatura Plena em Química- Universidade Estadual da Paraíba, 2010.




DOI: http://dx.doi.org/10.5380/rber.v4i1.40191

Apontamentos

  • Não há apontamentos.