Open Journal Systems

Otimização do processo de destilação em planta piloto para produção de etanol hidratado

Joel Gustavo Teleken, Lara Talita Schneider, Gabriela Bonassa, Carlos de Jesus de Oliveira, Thompson Ricardo Weiser Meier, Emanuelle Iaçana Berté Parisotto, Jhony Tiago Teleken

Resumo


A destilação é o processo de separação mais amplamente utilizado nas indústrias, onde a separação de componentes de líquidos miscíveis é feita através da diferença de volatilização de cada um destes. Obtendo as variáveis que proporcionam maior rendimento e menor gasto energético, o objetivo do trabalho é otimizar a produção fixando valores de: tempo necessário para produção de bioetanol dentro da especificação de álcool hidratado; taxa de refluxo; e vazão volumétrica de produto de topo. Seguiu-se um planejamento experimental em que os dados foram configurados a partir da metodologia de Delineamento Composto Central Rotacional. Realizaram-se 17 processos de destilação no sistema descontínuo e em cada um destes houve a alteração das variáveis: razão de refluxo, pressão de vapor do refervedor e porcentagem de álcool na mistura a ser destilada, analisando a influência das variáveis de entrada do processo sobre as variáveis respostas: tempo de start-up, volume de bioetanol produzido, vazão (L.h-1) de bioetanol produzido e graduação alcoólica do produto. Durante os experimentos monitorou-se os perfis de temperatura do destilador, alambique, condensador e deflegmador, analisando como o comportamento desses podem afetar o processo de destilação.

Texto completo:

PDF

Referências


CADORE, I. R. Eficiência de torres de destilação. Trabalho de Conclusão de Curso em Engenharia Química. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre. p. 46, 2011.

FILETI, A. M. F. Controle em destilação batelada: controle adaptativo e controle preditivo com modelo baseado em redes neurais artificiais. Tese de Doutorado em Engenharia Química. Universidade Estadual de Campinas, Campinas. p. 216, 1995.

FOUST, A.S.; WENZEL, L.A.; CLUMP, C.W.; MAUS, L.; ANDERSEN, L.B. Princípios das Operações Unitárias. 2 ed. p. 684, 1982.

GOUVÊA, P. E. M. Simulação e análise de configurações alternativas de colunas de destilação: meta e para-destilação. Tese de Mestrado em Engenharia Química. Universidade Estadual de Campinas, Campinas. p. 150, 1999.

JUNIOR, M. S. J. R. Obtenção de álcool etílico hidratado, com graduação alcoólica para uso automotivo: validação de um processo em batelada. Tese de Mestrado em Engenharia de processos. Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria- RS. p. 146, 2010.

KETZER, F. Modelagem, simulação e controle de uma coluna de destilação descontínua apropriada à produção de etanol em pequena escala. Tese de Mestrado em Engenharia de Processos. Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria – RS. p.123, 2013.

LIMA, U. A.; BASSO, L. C.; AMORIM, H. V. Biotecnologia Industrial. 3 v. São Paulo: Blucher, p. 1-39, 2001.

MAYER, F. D. Desenvolvimento da tecnologia de destilação apropriada à produção de álcool combustível em pequena escala. Tese de Mestrado em Engenharia de Processos. Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria – RS. p. 109, 2010.

SOARES, C. Avaliação Experimental dos Coeficientes de Transferência de Massa e Calor em uma Coluna com Pratos Perfurados. Tese de Mestrado em Engenharia Química. Universidade Estadual de Campinas, Campinas. 2000.

WERLE, L. O. Minimização dos transientes através de aquecimento distribuído em uma coluna de destilação. Tese de Mestrado em Engenharia Química. Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis. p. 167, 2007.

WESCHENFELDER, S. C. Aplicação do custeio baseado em atividades na determinação do custo de produção de etanol a partir do sorgo sacarino em pequena unidade de produção. Tese de Mestrado em Engenharia de Processo. Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria - RS. p. 152, 2011.




DOI: http://dx.doi.org/10.5380/rber.v4i1.40080

Apontamentos

  • Não há apontamentos.