Open Journal Systems

Bioquerosene: Um Estudo de Caso

Gabriela Bonassa, Lara Talita Schneider, Késia Damaris de Azevedo Frigo, Felipe Severo da Cunha, Marcus Araujo Lins, Elisandro Pires Frigo

Resumo


Frente às demais emissões globais nos setores de emissões de CO2, apesar de apresentar um dos menores índices e parecer ser mínima a contribuição do setor aéreo no aquecimento global, estas são mais prejudiciais quando contrapostas às demais contribuições globais, uma vez que os poluentes lançados pelas aeronaves potencializam os efeitos do dióxido de carbono por conta das elevadas altitudes em que os aviões decolam (alta troposfera e baixa estratosfera), incidindo diretamente sobre as concentrações de gases do efeito estufa, intensificando o fenômeno do aquecimento global. Visando a evolução da demanda por energia e combustíveis, atrelados as necessidades de redução da emissão de poluentes, novas tecnologias vem sendo desenvolvidas para a aplicação e utilização das energias renováveis. Com as projeções de crescimento da aeronáutica, busca-se alternativas que reduzam a emissão de gases de efeito estufa e que minimizem a dependência dos preços do petróleo. Neste contexto,o objetivo deste trabalho é de reunir informações de como a  bioquerosene se destaca entre os biocombustíveis como uma alternativa aos combustíveis fósseis, visto que pode ser obtida a partir de diversas fontes de matérias-primas que não concorrem com o setor alimentício e se adaptam a várias condições de clima e solo.


Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5380/rber.v3i2.37711

Apontamentos

  • Não há apontamentos.