Open Journal Systems

FABRICAÇÃO DE UMA PEQUENA TURBINA EÓLICA DE EIXO VERTICAL

Manoel Pedro Oliveira e Silva Filho, Lutero Carmo Lima, Antonio Roberto Menescal Macêdo

Resumo


 Este artigo apresenta o trabalho realizado no projeto e na produção de um teste de bancada de uma turbina eólica de pequeno porte com eixo vertical. A principal especificação foi conseguir uma turbina de fácil manuseio, e de fácil montagem e desmontagem. A utilização de energia eólica nos dias atuais vem se tornando cada vez mais imprescindível para as nações em desenvolvimento, em especial para o Brasil que possui regiões com ventos favoráveis durante quase todo o ano para esse tipo de empreendimento. A utilização de turbinas eólicas de grande porte já é uma realidade no Brasil, pois já existem vários parques eólicos e os operadores são submetidos a regras e leis já existentes. No entanto, a utilização de turbinas eólicas de pequeno porte ainda está em processo de implantação por parte do governo, que apenas recentemente regulamentou as leis necessárias para o desenvolvimento do setor. Além disso, a maioria das empresas que atuam no setor utiliza tecnologia importada, o que resulta em pouco espaço para desenvolvimento de tecnologia que já vem pronta de fora e apenas a fabricação de alguns componentes como as pás são fabricadas no Brasil. Assim o consumidor final acaba não tendo muitas escolhas, principalmente com relação aos preços. A energia eólica é limpa, renovável e de grande aceitação. O aumento de seu uso reduzirá a emissão de gases de efeito estufa ajudando na busca das metas do Protocolo de Kyoto. Adicionalmente o projeto, a fabricação e a manutenção demandam mão de obra especializada observando-se um desenvolvimento socioeconômico regional onde estas tecnologias são instaladas. Este trabalho resultou na manufatura de um aerogerador capaz de atender as especificações do projeto, e comprova a necessidade de se investir mais em novas tecnologias, bem como prova ser possível o desenvolvimento de turbinas eólicas de pequeno porte de eixo vertical, principalmente pelo seu baixo custo e facilidade de fabricação.


Texto completo:

PDF

Referências


Golding, E. W. 1980. The generation of electricity by wind power - London: E. & F. N. Spon Ltd.

Manwell J. F., Mcgowan J. G., Rogers A. L., 2002. Wind energy explained theory, design and application - New York: Wiley.

Bhutta, M. M. A., Hayat, N., Farooq, A. U., Ali, Z., Jamil, S. R., Hussain, Z., 2012. Renewable and Sustainable Energy Reviews; 16 (2012) 1926-1939.

Carvalho, P., 2003. Geração eólica - Fortaleza; Imprensa Universitária.

Custódio, R. S., 2009. Energia eólica para produção de energia elétrica - Rio de Janeiro: Eletrobrás.

Al-Badhadly., I., 2009. Building a wind turbine for rural home – Energy for Sustainable Development; 13 (2009) 159-165.




DOI: http://dx.doi.org/10.5380/rber.v4i3.35466

Apontamentos

  • Não há apontamentos.