Open Journal Systems

CONTROLADOR DE VELOCIDADE APLICADO A UMA TURBINA HIDRÁULICA DE FLUXO CRUZADO

Anderson Lopes Jacondino, Murilo Vargas da Cunha, Cristian Rogério Guidotti Aguiar

Resumo


O trabalho apresenta o desenvolvimento e montagem de um sistema automatizado de controle de velocidade em malha fechada, aplicado a uma turbina hidráulica de fluxo cruzado, tipo Banki, para funcionamento como parte de uma Micro Central Hidrelétrica (MCH), em pequenos sistemas isolados. Uma vez verificados os parâmetros de operação do sistema partiu-se para o desenvolvimento da lógica do programa do controlador e desenvolvimento do transdutor de velocidade. Com a finalidade de validar o sistema desenvolvido, foi montada uma planta em laboratório, sendo aplicado o protótipo do sistema de controle a uma turbina. O sistema desenvolvido satisfez todos os critérios estabelecidos nos Procedimentos de Distribuição de Energia Elétrica no Sistema Elétrico Nacional (PRODIST), Módulo 8, da Agência Nacional de Energia Elétrica.

Texto completo:

PDF

Referências


ANEEL (2011). PRODIST – Procedimentos de Distribuição de Energia Elétrica no Sistema Elétrico Nacional. Disponível em: . Acesso em: 29 abril 2012.

National (2009). Catálogo Semicondutor LM 2907. Disponível em: . Acesso em: 15 julho 2012.

Negri, V. L. (2004), Capacitação Industrial para Construção de Sistemas Hidráulicos de Controladores de Turbinas e Modelagem para Automação de Pequenas Centrais Hidrelétricas, UFSC, Brasil.

Pallás-Areny, R.; Webster, J. G. (1991). Sensors and Signal Conditioning. New York: John Wiley & Sons.

Ribeiro, M. A. (2003), Válvulas de Controle e Segurança. 5ª ed. Salvador/ BA.

Turchetti, V. A., (2007), Estudo de Encoder’s Ópticos Baseados no Efeito Moiré e Projeto de um Kit de Encoder’s Didático, UEC, Brasil.

Vanfretti, L. (2005), Modelación y Simulación de la Máquina Síncrona y su Operación em Sistemas de Potencia, USAC, Guatemala.

Vanfretti, L. (2007), Sistemas de Control de Excitación y Estabilizadores de Sistemas de Potencia RPI, USA.




DOI: http://dx.doi.org/10.5380/rber.v2i4.34391

Apontamentos

  • Não há apontamentos.