A PAISAGEM DOS GEOGRAFOS RUSSOS: A EVOLUÇÃO DO OLHAR GEOGRAFICO ENTRE O SÉCULO XIX E XX
DOI:
https://doi.org/10.5380/raega.v13i0.9137Palavras-chave:
Concepção da paisagem, epistemologia, evolução, geografia, Geography, landscape concept, epistemology, evolution, RussiaResumo
A Geografia russa desenvolveu-se entre os séculos XVIII e XXsob a influência de diversas correntes científicas e práticassociais. A história da abordagem pitoresca na Geografia russamostra provavelmente da maneira mais espetacular a evoluçãodo olhar geográfico sobre o mundo. No início do séculoXX, a paisagem representa uma categoria quase universal,largamente utilizada pelos geógrafos russos. No entanto, essanoção entrou na língua russa apenas no fim século XVIII atravésde dois termos existentes em outras línguas: Landschafte paysage. Se essas palavras foram sinônimas durante doisséculos, nos anos 1930-1940 atribuiu-se à primeira o sentidocientífico e à segunda o sentido artístico e simbólico por excelência.Como as escolas da geografia russa contribuírampara a evolução da noção de paisagem? Por que se produzum divórcio entre os termos Landschaft e paysage? Qual papelutiliza a paisagem na geografia russa hoje? O autor procuracompreender os paradoxos da evolução do olhar geográficona Rússia do fim do século XIX e no século XX, analisandoas transformações da abordagem pitoresca.Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaro que o ARTIGO submetido é INÉDITO, ORIGINAL e de MINHA RESPONSABILIDADE. Declaro que o artigo não foi submetido ou está em avaliação em outra revista/periódico.
Estou ciente dos itens presentes na LEI Nº 9.610/98 (DIREITOS AUTORAIS) e me responsabilizo por quaisquer problemas relacionados a PLÁGIO.
Estou ciente de que o artigo submetido poderá ser removido da Revista, caso se observe A QUALQUER TEMPO que ele se encontra publicado integralmente ou em parte em outro PERIÓDICO científico.
Declaro, COMO PRIMEIRO AUTOR, que os demais autores do trabalho estão cientes desta submissão e de que NÃO receberão qualquer tipo de remuneração pela divulgação do trabalho.
Como primeiro autor, autorizo, de antemão, a RA’E GA - O Espaço Geográfico em Análise(ISSN 2177-2738), a publicar o artigo, caso aceito.