REDES DE SUPERMERCADOS E A GOVERNANÇA DO SETOR AGROALIMENTAR: A PRODUÇÃO DE FRUTAS NO NORDESTE BRASILEIRO

Autores/as

  • Juscelino Eudâmidas Bezerra Universidade de Brasília/ Departamento de Geografia

DOI:

https://doi.org/10.5380/raega.v42i0.46356

Palabras clave:

redes varejistas, frutas frescas, sistemas de auditoria e certificação, GLOBALG.A.P

Resumen

O objetivo do presente artigo é perscrutar o papel do capital comercial dos supermercados na governança da produção de frutas frescas no Nordeste brasileiro. O crescimento dos supermercados no contexto da rede de produção global ajudou a suplantar seu papel de mero estabelecimento comercial para exercer seu poder de comando no mercado competitivo de comercialização dos alimentos no mundo. A partir do exemplo da exportação de frutas no Nordeste brasileiro a pesquisa revelou a difusão de certificações internacionais entre os produtores como forma de atender as exigências das redes varejistas. Como resultado, verificou-se o surgimento de uma nova organização da produção e comercialização das frutas pautada no fortalecimento das estratégias de governança compreendendo o uso de certificações privadas como seu principal instrumento. 

Biografía del autor/a

Juscelino Eudâmidas Bezerra, Universidade de Brasília/ Departamento de Geografia

Professor Adjunto do Departamento de Geografia da Universidade de Brasília.

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Publicado

2017-12-21

Cómo citar

Bezerra, J. E. (2017). REDES DE SUPERMERCADOS E A GOVERNANÇA DO SETOR AGROALIMENTAR: A PRODUÇÃO DE FRUTAS NO NORDESTE BRASILEIRO. RAEGA - O Espaço Geográfico Em Análise, 42, 104–119. https://doi.org/10.5380/raega.v42i0.46356

Número

Sección

Artigos