A PARTICIPAÇÃO COOPERATIVISTA DOS AVICULTORES NA REGIÃO OESTE PARANAENSE
DOI:
https://doi.org/10.5380/raega.v24i0.26211Keywords:
produtores integrados, empresas cooperativistas, avicultura industrial.Abstract
Este artigo trata da participação cooperativista dos avicultores na medida em que são eles associados das empresas integradoras. A partir da pesquisa realizada, foi evidenciado que a participação cooperativista envolve um maior nível de organização por parte destes agricultores, entretanto, eles compõem uma minoria do quadro geral das cooperativas, pois a avicultura é apenas uma das atividades econômicas com as quais os produtores podem participar em suas cooperativas. As cooperativas potencializam o poder de reivindicação dos agricultores junto ao governo, principalmente no direcionamento das políticas de crédito rural, interferindo na eficiência da utilização dos recursos e nas opções produtivas.
References
BELUSSO, Diane. A integração de agricultoresàs cooperativas agrícolas abatedoras de frangos no oeste do Paraná(Tese de Doutorado). Presidente Prudente: UNESP, Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGG), 2011, 219p.
BIALOSKORSKI NETO, Sigismundo. Aspectos econômicos das cooperativas. Belo Horizonte: Mandamentos, 2006.
COPACOL –Cooperativa Agroindustrial Consolata. Balanço Social 2006. 24p.COPAGRIL –Cooperativa Agroindustrial Copagril. Relatório Anual 2007. 32p.
ESPÍNDOLA, Carlos José. As agroindústrias no Brasil: o caso Sadia. Chapecó: Grifos, 1999.
ESPÍNDOLA, Carlos José. A cadeia produtiva de frango de corte na América do Sul: considerações preliminares. In: 12º Encontro de Geógrafos da América Latina, 03 a 07 de abril de 2009, Montevidéu, Uruguai. Disponível em: <http://egal2009.easyplanners.info> Acesso em: 13/05/2009.
HESPANHOL, Antonio Nivaldo. Políticas públicas, modernização e crise da agricultura brasileira. Faz Ciência: Revista de Ciências Humanas. Francisco Beltrão –PR: Facibel, v.1, n.1, 1997,pp.38-49.
LAR –Cooperativa Agroindustrial Lar. Relatório Anual 2007. 36p.LOPES, F. F.; NEVES, M. F.; TROMBIN, V. G. Montando contratos sustentáveis. In: NEVES, Marcos Fava. (coord.). Agronegócios e Desenvolvimento Sustentável: Uma Agenda para a Liderança Mundial na Produção de Alimentos e Bioenergia. São Paulo: Atlas, 2007, pp. 67-72.
OCEPAR. SESCOOP-PR –Organização das Cooperativas do Estado do Paraná. Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo. Informe Diário, n. 2.282, 09 de fevereiro de 2010. Disponível em: Acesso em 12/02/2010.
OCEPAR. SESCOOP-PR –Organização das Cooperativas do Estado do Paraná. Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo. Informe Diário, n. 2.373, 23 de junho de 2010. Disponível em: Acesso em 27/06/2010.
PAULILO, Maria Ignez Silveira. Produtor e Agroindústria: Consensos e Dissensos. Florianópolis: Editora da UFSC, 1990, 182p.
SALANEK FILHO, Pedro. Capital social e cooperativismo agropecuário no processo de desenvolvimento sustentável local: uma avaliação da região de atuação da cooperativa Copacol (Dissertação de Mestrado). Curitiba: UNIFAE –Mestrado em Organização e Desenvolvimento, 2007, 160p.
SERRA, Elpídio. Cooperativismo empresarial e suas contradições: o distanciamento entre a teoria e a prática do sistema. In: V Encontro de Pesquisadores Latino-Americanos de Cooperativismo, (CD ROM), Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil, USP, 06 a 08 de agosto de 2008, 11p.
SESCOOP. Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo. <http://www.portaldocooperativismo.org.br/sescoop/faq/faq1.asp> Acesso em: 18/07/2009.
TEDESCO, João Carlos. Contratualização e racionalidade familiar. In: TEDESCO, J. C. (org.). Agricultura familiar: realidades e perspectivas. 3ed. Passo Fundo-RS: UPF, 2001, pp.107-148.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Declaro que o ARTIGO submetido é INÉDITO, ORIGINAL e de MINHA RESPONSABILIDADE. Declaro que o artigo não foi submetido ou está em avaliação em outra revista/periódico.
Estou ciente dos itens presentes na LEI Nº 9.610/98 (DIREITOS AUTORAIS) e me responsabilizo por quaisquer problemas relacionados a PLÁGIO.
Estou ciente de que o artigo submetido poderá ser removido da Revista, caso se observe A QUALQUER TEMPO que ele se encontra publicado integralmente ou em parte em outro PERIÓDICO científico.
Declaro, COMO PRIMEIRO AUTOR, que os demais autores do trabalho estão cientes desta submissão e de que NÃO receberão qualquer tipo de remuneração pela divulgação do trabalho.
Como primeiro autor, autorizo, de antemão, a RA’E GA - O Espaço Geográfico em Análise(ISSN 2177-2738), a publicar o artigo, caso aceito.