O COTIDIANO ESCOLAR: DA FORMAÇÃO À SUBVERSÃO CRIATIVA
DOI:
https://doi.org/10.5380/raega.v11i0.7748Palavras-chave:
Cotidiano escolar, subversão criativa, praxis coletiva, School life, creative overthrow, coletive praxisResumo
O presente artigo visa discutir/problematizar as relações estabelecidas no cotidiano escolar. Freqüentemente as práticas
escolares primam pelo cumprimento das normas/conteúdos pré-estabelecidos pelas esferas institucionais. Nessa condição, omitem uma reflexão mais cuidadosa sobre como as manifestações de subversão por parte dos estudantes podem ser vistas por outro prisma que não o da alienação e do desrespeito, mas sim como a tradução de anseios/angústias/crises que revelam a própria sociedade, suas facetas de conflitos contradições e desigualdades. Isto é, as subversões estudantis podem ser interposições e modos de questionamento da adequação das próprias práticas didático-pedagógicas, e seus conteúdos, tomados assim como inadequados como resposta aos anseios de suas realidades/universos. Desse modo, discutir a subversão criativa pode ser um exercício pedagógico que se coloca no sentido de contribuir para que se busquem caminhos nos quais
os alunos sejam sujeitos da produção do conhecimento. Tal caminho pode possibilitar um melhor dimensionamento da vida concreta e sua problemática, de jeito que a educação auxilie a entender melhor a realidade, a fim de contribuir para sua efetiva humanização.
Referências
AQUINO, Julio Croppa. Autoridade e autonomia na escola:alternativas teóricas e práticas. São Paulo: Summus, 1999.
CASTORIADIS, Cornelius. A instituição imaginária da socie-dade. 3. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1995.
DIAS, Maria Olia Leite da Silva. Quotidiano e poder em sãoPaulo no século XIX. Prefácio de: Ecléa Bosi. São Paulo:Brasiliense, 1984.
LEFEBVRE, Henri. Lógica formal, lógica dialética. 6. ed. Riode Janeiro: Civilização Brasileira, 1995.
PUIG, José Maria. A construção da personalidade moral.São Paulo: Ática, 1998.
VASCONCELLOS, Celso dos Santos. Disciplina: constru-ção da disciplina consciente e interativa em sala de aula.São Paulo: Liberdade, 2000.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaro que o ARTIGO submetido é INÉDITO, ORIGINAL e de MINHA RESPONSABILIDADE. Declaro que o artigo não foi submetido ou está em avaliação em outra revista/periódico.
Estou ciente dos itens presentes na LEI Nº 9.610/98 (DIREITOS AUTORAIS) e me responsabilizo por quaisquer problemas relacionados a PLÁGIO.
Estou ciente de que o artigo submetido poderá ser removido da Revista, caso se observe A QUALQUER TEMPO que ele se encontra publicado integralmente ou em parte em outro PERIÓDICO científico.
Declaro, COMO PRIMEIRO AUTOR, que os demais autores do trabalho estão cientes desta submissão e de que NÃO receberão qualquer tipo de remuneração pela divulgação do trabalho.
Como primeiro autor, autorizo, de antemão, a RA’E GA - O Espaço Geográfico em Análise(ISSN 2177-2738), a publicar o artigo, caso aceito.
