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O COTIDIANO ESCOLAR: DA FORMAÇÃO À SUBVERSÃO CRIATIVA

Luiz Carlos Flávio, Cristiane Maria Marion

Resumo


O presente artigo visa discutir/problematizar as relações estabelecidas no cotidiano escolar. Freqüentemente as práticas
escolares primam pelo cumprimento das normas/conteúdos pré-estabelecidos pelas esferas institucionais. Nessa condição, omitem uma reflexão mais cuidadosa sobre como as manifestações de subversão por parte dos estudantes podem ser vistas por outro prisma que não o da alienação e do desrespeito, mas sim como a tradução de anseios/angústias/crises que revelam a própria sociedade, suas facetas de conflitos contradições e desigualdades. Isto é, as subversões estudantis podem ser interposições e modos de questionamento da adequação das próprias práticas didático-pedagógicas, e seus conteúdos, tomados assim como inadequados como resposta aos anseios de suas realidades/universos. Desse modo, discutir a subversão criativa pode ser um exercício pedagógico que se coloca no sentido de contribuir para que se busquem caminhos nos quais
os alunos sejam sujeitos da produção do conhecimento. Tal caminho pode possibilitar um melhor dimensionamento da vida concreta e sua problemática, de jeito que a educação auxilie a entender melhor a realidade, a fim de contribuir para sua efetiva humanização.


Palavras-chave


Cotidiano escolar; subversão criativa; praxis coletiva; School life; creative overthrow; coletive praxis

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Referências


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DOI: http://dx.doi.org/10.5380/raega.v11i0.7748