REDES DE SUPERMERCADOS E A GOVERNANÇA DO SETOR AGROALIMENTAR: A PRODUÇÃO DE FRUTAS NO NORDESTE BRASILEIRO
DOI:
https://doi.org/10.5380/raega.v42i0.46356Palavras-chave:
redes varejistas, frutas frescas, sistemas de auditoria e certificação, GLOBALG.A.PResumo
O objetivo do presente artigo é perscrutar o papel do capital comercial dos supermercados na governança da produção de frutas frescas no Nordeste brasileiro. O crescimento dos supermercados no contexto da rede de produção global ajudou a suplantar seu papel de mero estabelecimento comercial para exercer seu poder de comando no mercado competitivo de comercialização dos alimentos no mundo. A partir do exemplo da exportação de frutas no Nordeste brasileiro a pesquisa revelou a difusão de certificações internacionais entre os produtores como forma de atender as exigências das redes varejistas. Como resultado, verificou-se o surgimento de uma nova organização da produção e comercialização das frutas pautada no fortalecimento das estratégias de governança compreendendo o uso de certificações privadas como seu principal instrumento.
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