DINÂMICAS TERRITORIAIS DOS PRINCPAIS NODAIS SULISTAS DO TRANSPORTE RODOVIÁRIO DE CARGA

Autores

  • Daniel Monteiro Huertas Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) Professor adjunto do Eixo Comum

DOI:

https://doi.org/10.5380/raega.v37i0.41530

Palavras-chave:

circulação, centralidade, seletividade espacial.

Resumo

Em análise estruturada a partir da teoria do espaço geográfico, este artigo tem como objetivo demonstrar as peculiaridades e dinâmicas territoriais que corroboram a inserção do polígono gaúcho (Porto Alegre-Caxias do Sul-Lajeado-Santa Cruz do Sul) e dos eixos paranaense (Ponta Grossa-Curitiba-Paranaguá) e catarinense (Blumenau-Joinville-Itajaí-Florianópolis-Criciúma) como centralidades da rede geográfica do transporte rodoviário de carga, cuja configuração territorial é composta por linhas e nodais que em seu conjunto expressam a organização e estruturação desta atividade na formação socioespacial brasileira e evidenciam um processo de seletividade espacial que privilegiou certos pontos e áreas em detrimento de outros, demarcado pela concentração e atuação de seus agentes. Conclui-se, mediante ampla investigação empírica, que os três Estados sulistas formam um denso corredor rodoviário longitudinal de cerca de 700 km entre Curitiba e Porto Alegre, seja pelo litoral (BRs 376, 101 e 290), seja pelo interior (BR-116), de grande importância para o conjunto do país, principalmente como centros consumidores relevantes e de produção industrial diversificada. Fluxos intrarregionais densos, entre capitais e destas com o interior de seus respectivos Estados; maior equilíbrio de frete-retorno; forte relação com São Paulo e presença significativa de caminhoneiros autônomos são outras características do conjunto de nodais em questão.

Biografia do Autor

Daniel Monteiro Huertas, Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) Professor adjunto do Eixo Comum

Doutor em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo (USP). Autor do livro Da fachada atlântica à imensidão amazônica: fronteira agrícola e integração territorial (Ed. Annablume, 2009).

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Publicado

2016-08-22

Como Citar

Huertas, D. M. (2016). DINÂMICAS TERRITORIAIS DOS PRINCPAIS NODAIS SULISTAS DO TRANSPORTE RODOVIÁRIO DE CARGA. RAEGA - O Espaço Geográfico Em Análise, 37, 160–189. https://doi.org/10.5380/raega.v37i0.41530

Edição

Seção

Artigos