DA DOMINAÇÃO COLONIAL À COLONIALIDADE DO SABER: EFEITOS DO DETERMINISMO ECOLÓGICO DUAL NO BRASIL

Autores

  • Sérgio Almeida Loiola IESA-UFG- Instituto de Estudos Sócio Ambientais - Universidade Federal de Gioiás Integrante do NUPEAT- Núcleo de Estudos Pesquisa em Educação Ambiental e Transdisciplinaridade.
  • Ludimila Stival Cardoso Faculdade de História, Universidade Federal de Goiás-ÚFG
  • Alexandre Martins Araújo Faculdade de História, Universidade Federal de Goiás-ÚFG
  • Elias Nazareno Faculdade de História, Universidade Federal de Goiás-ÚFG

DOI:

https://doi.org/10.5380/raega.v35i0.38075

Palavras-chave:

representação da natureza, dominação, semiosis colonial, história ambiental, colonialidade

Resumo

Este artigo estabelece reflexões acerca dos efeitos do determinismo ecológico dual sobre a formação social brasileira. Realizada a partir de fontes bibliográficas, a pesquisa funda-se no olhar crítico do pensamento pós-colonial, na semiosis colonial e na perspectiva da interação sociedade-natureza da historia ambiental, a fim de desconstruir os signos de dominação disseminados na representação dual da natureza no Brasil. Desde o período colonial a representação de natureza ocorreu numa perspectiva dual: paraíso provedor de riquezas, e/ou fator limitante à sociedade; ambas representações tributárias do determinismo ecológico, fundado, sobretudo, na ideia aristotélica dos trópicos como fator limitante às sociedades e na Teoria do degeneracionismo. Esse dualismo originou-se a partir da visão utilitarista e externalizada da relação sociedade-natureza, durante o processo de dominação colonial. Influenciou a construção do “ser brasileiro”, já que as identidades do povo brasileiro estiveram associadas a noção de selvagem, florestas, meio ecológico e riquezas naturais, operando no modo como o brasileiro se vê, e é visto. Os resultados expõem que, se antes os signos da dominação colonial travestidos de “destino ecológico” eram externos, no presente encontram-se internalizados na mídia, literatura, ciência e na política, oferecendo barreira mental para a identificação das potencialidades e limites do meio ecológico, bem como o desenvolvimento de uma sociedade com elevada sustentabilidade.

Biografia do Autor

Sérgio Almeida Loiola, IESA-UFG- Instituto de Estudos Sócio Ambientais - Universidade Federal de Gioiás Integrante do NUPEAT- Núcleo de Estudos Pesquisa em Educação Ambiental e Transdisciplinaridade.

Doutor em Geografia, Mestre em Geografia. Integrante do NUPEAT- Núcleo de Pesquisa em Educação Ambiental e Transdisciplinaridade.  IESA-UFG. Instituto de Estudos Sócio Ambientais - Universidade Federal de Gioiás.  sergioaloiola@gmail.com

Ludimila Stival Cardoso, Faculdade de História, Universidade Federal de Goiás-ÚFG

Doutoranda em História, Faculdade de História, Universidade Federal de Goiás-ÚFG. Mestrado em Comunicação, UFG. Graduada em Relações Internacionais, PUC-Góias.

Alexandre Martins Araújo, Faculdade de História, Universidade Federal de Goiás-ÚFG

Doutor em História pela Universidade Federal de Goiás. Mestre em História pela Universidade Federal de Goiás. Especialista em História pela Universidade Federal de Goiás. Graduado em História pela Universidade Católica de Goiás. Professor do Departamento de História da Universidade Federal de Goiás. Idealizador da RPPN - Reserva Particular do Patrimônio Nacional, Banana Menina, Hidrolândia - GO, onde são realizadas pesquisas sobre educação ambiental em áreas de preservação. Desenvolve estudos sobre História da América, com ênfase nas relações entre culturas de migração nas colônias inglesas do século XIX. Desenvolve pesquisas sobre comunidades Afro-descendentes em regiões de Goiás afetadas pelo avanço da agroindústria. Dirige o núcleo de História Ambiental e Interculturalidade - NUHAI, sediado na Faculdade de História, da Universidade Federal de Goiás.

Elias Nazareno, Faculdade de História, Universidade Federal de Goiás-ÚFG

Pós-doutorado em sociologia com bolsa do CNPq pela Universidad de Barcelona (2009), graduado em História pela Universidade Católica de Goiás (1989), Mestrado em História pela Universidade de Brasília (1995) e Doutorado em Sociologia - Universidad de Barcelona (2003). Professor Adjunto II da Universidade Federal de Goiás na graduaçao e no Programa de Pós-Graduaçao em História, Coordenador Institucional do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docencia - Pibid/Diversidade da UFG, foi Coordenador e professor titular do Mestrado em Desenvolvimento Regional das Faculdades ALFA, foi professor da Universidade de Brasília no Departamento de História e no Instituto de Relações Internacionais. Tem experiência na área de Etnohistória, História, Sociologia e em Relações Internacionais, atuando principalmente nos seguintes temas: integração econômica, processos de regionalização econômica, relações internacionais, políticas públicas, cooperação internacional, desenvolvimento regional e local, educacao intercultural indígena e História Ambiental.

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Publicado

2016-04-03

Como Citar

Loiola, S. A., Cardoso, L. S., Araújo, A. M., & Nazareno, E. (2016). DA DOMINAÇÃO COLONIAL À COLONIALIDADE DO SABER: EFEITOS DO DETERMINISMO ECOLÓGICO DUAL NO BRASIL. RAEGA - O Espaço Geográfico Em Análise, 35, 38–67. https://doi.org/10.5380/raega.v35i0.38075

Edição

Seção

Artigos