Open Journal Systems

RECURSO DEMOGRÁFICO, URBANIZAÇÃO E DESENVOLVIMENTO

Ralfo Matos, Antônio Dornas de Lima Filho

Resumo


O conceito de Recurso Demográfico fundamenta esta análise, que tem como pano de fundo o processo histórico e as circunstâncias que levaram ao surgimento e crescimento das aglomerações urbanas. A partir do surgimento das primeiras civilizações, evidencia-se a importância da instância “recurso demográfico” para o aparelhamento e institucionalização do Estado em seus primórdios. Durante a Idade Média, há um processo crescente de tensão no âmbito das disputas de poder e da busca de um equilíbrio social. No século XVIII, essa complexidade galga uma nova e, para alguns, definitiva era, tendo como corolário a ordem global atual. O esforço de entendimento desse processo evidencia diversos desafios conceituais, entre os quais deve-se ressaltar o de caracterizar a denominada cidade global – espaço privilegiado onde o capital e a informação apresentam uma mobilidade que descaracteriza os tradicionais conceitos de fronteira. Enfim, a proposta aqui alicerçada busca constituir uma análise pela qual o processo histórico possa se aproximar de um ideal de totalidade, e, como conseqüência, possa oferecer melhor compreensão do momento histórico atual.

Palavras-chave


Demografia; desenvolvimento; cidades; Demography; development; cities

Texto completo:

PDF

Referências


BRAUNDEL, F. As estruturas do cotidiano. Civilização mate-rial, economia e capitalismo: séculos XV-XVIII. São Paulo:Martins Fontes, 1995.

DAVIDOVICH, F. Regiões metropolitanas no Brasil. Referên-cias para debate. In: ENCONTRO NACIONAL DA ANPUR,10., 2003, Belo Horizonte.

DINIZ, C. C. Globalização, escalas territoriais e políticatecnológica regionalizada no Brasil. Mimeo, 2002.

DUPUY, G.; POURSIN, J.-M. Malthus. São Paulo: Cultrix,1975.ELIAS, N. O processo civilizador: formação do estado e civi-lização. Rio de Janeiro: Zahar, 1994.

FERREIRA, L. da C. A política ambiental no Brasil. In:MARTINE, G. (Org.). População, meio ambiente e desenvol-vimento: verdades e contradições. 2. ed. Campinas: Unicamp,1996. p. 171-182.

GORZ, A. Adeus ao proletariado: para além do socialismo.Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1982.

HOBSBAWM, E. J. A era do capital: 1848-1875. Rio de Ja-neiro:. Paz e Terra, 1979.

KOULIOUMBA, S. A questão da cidade mundial: mito ourealidade. Um olhar a partir do Hemisfério Sul. In: EN-CONTRO NACIONAL DA ANPUR, 10., 2003, Belo Hori-zonte.

MACFARLANE, A. A cultura do capitalismo. Rio de Janei-ro: Zahar, 1989.

MALTHUS, T. O princípio da população – última versão.1824. (Grandes cientistas sociais, economia).

MAQUIAVEL, N. O príncipe. São Paulo: Nova Cultura,1996. (Os pensadores).

MARTINE, G. População, meio ambiente e desenvolvi-mento: o cenário global e nacional. In: MARTINE, G. (Org.).População, meio ambiente e desenvolvimento: verdadese contradições. 2. ed. Campinas: Unicamp, 1996. p. 21-42.

MARTINS, J. de S. A sociedade vista do abismo.Petrópolis: Vozes, 2002.

MUNFORD, L. A cidade na história. Belo Horizonte: Itatiaia,1965.

SANTOS, M. A natureza do espaço: técnica e tempo; razão eemoção. São Paulo: Hucitec, 1996.

SASSEN, S. As cidades na economia mundial. São Paulo:Studio Nobel, 1998.

VAINER, C. B. População, meio ambiente e conflito social naconstrução de hidrelétricas. In: MARTINE, G. (Org.). Popula-ção, meio ambiente e desenvolvimento: verdades e contradi-ções. 2. ed. Campinas: Unicamp, 1996. p. 183-207.




DOI: http://dx.doi.org/10.5380/raega.v12i0.3411