Open Journal Systems

O SANTUÁRIO DE SANTA PAULINA EM NOVA TRENTO (SANTA CATARINA – BRASIL): FORMAS SIMBÓLICAS E INSTITUCIONALIDADE DO CARISMA DE AMABILE LÚCIA VISINTAINER

Ana Helena Correa de Freitas GIL, Sylvio Fausto GIL FILHO

Resumo


O presente artigo visa uma análise do santuário católico romano dedicado a Santa Paulina em Nova Trento (SC) no Brasil, baseado em uma Geografia da Religião inspirada na releitura da teoria das formas simbólicas de Ernst Cassirer. A partir dessa fundamentação teórica articulada às espacialidades, engendradas pela religião como forma simbólica e estrutura edificante da realidade, interpretamos o Santuário católico de Santa Paulina no que se refere ao homem religioso. Contudo, os santuários católicos são espaços de estruturas hierofânicas onde as experiências religiosas dos peregrinos são projetadas em representações e devidamente apropriadas no discurso religioso institucional. Desse modo, a apropriação do carisma de Amabile Lúcia Visintainer marca a territorialidade da instituição Igreja e as espacialidades de expressões e de representações dos peregrinos.


Palavras-chave


Santa Paulina; formas simbólicas; carisma; territorialidade católica

Texto completo:

PDF

Referências


CAdORIN, C. B. Ser para os outros – perfil biográfico de madre Paulina do Coração Agonizante de Jesus Amabile Visintainer – 1865-1942. São Paulo: Loyola, 2001.

CONGREGAÇÃO dAS IRmÃZINHAS dA ImACULAdA CONCEIÇÃO. Constituições e Diretório. São Paulo: Casa Geral, 1997.

ELIAdE, m. O Sagrado e o Profano:A Essência das Religiões. São Paulo: martins Fontes, 1995.

GHISLANdI, m. A. Entre carisma e Poder: o Território e Territorialidades da Ordem Capuchinha em Curitiba a partir de São Francisco de Assis. dissertação (mestrado em Geografia) – Programa de pós-graduação em Geografia, Setor de Ciências da Terra, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2008.

GIL FILHO, S. F. Geografia da Religião: Reconstruções Teóricas sob o Idealismo Crítico In: KOZEL, S.; SILVA, J. C.; GIL FILHO, S. F. Da Percepção e Cognição à Representação:Reconstruções Teóricas da Geografia Cultural e Humanista. São Paulo: Terceira margem, 2007.

IGREJA CATÓLICA ROMANA. Catecismo da Igreja Católica. Petrópolis: Editora vozes, Paulinas, Loyola e Ave-maria. 1993.

LORENZI, G. Madre Paulina entre carisma e obediência. São Paulo: Edições Loyola, 2001.




DOI: http://dx.doi.org/10.5380/raega.v20i0.16035