Open Journal Systems

CARNAVALIZAÇÃO E COMPLEXIDADE TURÍSTICA: FORMAÇÃO DE PAISAGENS RITUAIS EM EVENTOS NO ESTADO DO CEARÁ

Christian Dennys OLIVEIRA

Resumo


O estudo da formação metropolitana de novos santuários, na cultura religiosa brasileira, tem despertado interessantes discussões na Geografia contemporânea. Um enfoque pouco explorado a respeito é a necessidade de transformar as manifestações de fé em espetáculos, para os devotos e os visitantes. Neste trabalho, a investigação dessa  tendência da-se na observação dos processos que tornam esses rituais eventos espetaculares. Seja na construção de uma estética que imita a grandiosidade do carnaval brasileiro, seja no atendimento às demandas turísticas advindas dessa imitação. Refletindo sobre os mecanismos dessa carnavalização, o estudo acompanha em primeiro lugar as festas dos padroeiros e santos populares na cidade de Fortaleza e em importantes cidades do interior do estado do Ceará. Em uma segunda parte, é feita a abordagem a respeito dos aspectos turísticos que envolvem o crescimento desses eventos. O que demonstra o complexo jogo de interesses na valorização dos espaços urbanos ocupados por essas manifestações e a importância de interpretar a representação cultural dessa pratica turística com ferramentas teóricas inovadoras.

Palavras-chave


Complexidade; Espetáculo; Religiosidade; Turismo

Texto completo:

PDF

Referências


ARAUJO, Hiram. Carnaval: Seis milênios de História. Rio de Janeiro: Gryphus, 2003.

BARBOSA, Elyana; BULCÃO, Marly. Bachelard, Pedagogia da Razão, Pedagogia da Imaginação. Petrópolis: Ed. Vozes, 2004.

BAZAN, Francisco G. Aspectos incomuns do sagrado. São Paulo: Paulus, 2002.

BELO, Ângela A. Culturas e Religiões: uma leitura fenomeno-lógica. Bauru: Edusc, 1998.

BIGNAMI, Rosana. A imagem do Brasil no Turismo. Cons-trução, desafi os e vantagem competitiva. São Paulo: Aleph, 2002.

CEARÁ. Governo do Estado do Ceará. Disponível em: . Acesso em: 23, 24 e 25/06/2007.

COLOM, Antoni J. A (des)construção do Conhecimento Pe-dagógico: Novas perspectivas para a educação. Porto Alegre. Artmed Editora, 2004.

COSTA, Benhur P. da. As relações entre os conceitos de Terrirório, Identidade e Cultura no Espaço Urbano: Por uma abordagem microgeográfi ca. In: ROSENDAHL, Z.; CORREA, R. L. (Org.). Geografi a: Temas sobre a Cultura e Espaço. Rio de Janeiro: Ed.UERJ, 2005, p. 79 a 113.

ELIADE, Mircea. O sagrado e o profano. A essência das Re-ligiões. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

FERREIRA, Felipe. Inventando Carnavais: O surgimento do Carnaval Carioca no século XIX e outras questões carnava-lescas. Rio de Janeiro: Editora da UERJ, 2005.

FERREIRA, Maria N. As Festas Populares e a Expansão do Turismo. A experiência Italiana. São Paulo: Arte & Ciência – Villipress. 2001.

IPECE. Disponível em: Acesso em: 01, 02, 03 e 04/07/2007.LEFF, Enrique. Epistemologia Ambiental. São Paulo: Cortez, 2001.

LEFEBVRE, Henri. Da cidade à Sociedade Urbana. In: A Re-volução Urbana. Belo Horizonte. Ed. UFMG, 2002. p. 15-32.

MARTIN-BARBERO, Jesus. Dos meios às mediações: co-municação, cultura e hegemonia. Rio de Janeiro, Editora UFRJ, 2003.

McDOWELL, Linda. A transformação da Geografi a Cultural. In: GREGORY, D.; MARTIN, R.; SMITH, GRANHAN (Org.). Geografi a Humana. Sociedade, Espaço e Ciência Social. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1996, p. 159-188.

MELO, José M. Carnaval: Das metrópoles brasileiras à aldeia global. Estudo de um fenômeno norte-sul de Folkmídia. In: A Esfi nge Midiática. São Paulo: Paulus 2004. p. 205-246.

OLIVEIRA, C. D. M. de. Geografi a do Turismo na Cultura Carnavalesca: o Sambódromo do Anhembi. São Paulo: Pau-listana, 2007.

_____. C. D. M. de. Turismo Religioso no Brasil: Construindo um investimento sócio-cultural. In: TRIGO, L. G. G. et al. Aná-lises Regionais e Globais do Turismo Brasileiro. São Paulo, 2005, p. 325-344.

QUEIROZ, M. I. P. de. Carnaval Brasileiro: O vivido e o mito. São Paulo: Brasiliense, 1999.

SILVA, Aldo A. D. da; GALENO, Alex (Org). Geografi a: Ciência do Complexus. Porto Alegre: Sulina, 2004.

TRAMONTE, Cristiana. O samba pede passagem: As estra-tégias e a ação educativa das escolas de samba. Petrópolis: Ed. vozes, 2001.




DOI: http://dx.doi.org/10.5380/raega.v16i0.11071