RELEVÂNCIA DA CERTIFICAÇÃO ISO 9001:2008 NA INFLUÊNCIA DE COMPRA DE PRODUTOS

Autores

  • Rafael Matta Carnasciali
  • Samuel F. de Mello

DOI:

https://doi.org/10.5380/rqe.v5i1.55654

Palavras-chave:

Gestão da qualidade, ISO 9001, 2008, selo de certificação.

Resumo

Este artigo teve como objetivo verificar a relevância da certificação ISO 9001:2008 na influência de compra de produtos. Para isso, realizou-se uma pesquisa exploratória por meio de livros e artigos científicos e uma aplicação prática em alunos da Universidade Federal do Paraná. O estudo contou com o teste piloto A, o teste piloto B e a aplicação do estudo, em que foram criadas embalagens de lâmpadas, com selo e sem o selo de empresa certificada ISO 9001. Desta forma, buscou-se verificar se no ato de compra de um produto há relevância da certificação ISO 9001:2008 para a escolha do produto. O resultado da pesquisa demonstrou que há relevância da certificação ISO 9001 na influência de compra de produtos, mas também verificou que poucos participantes sabem do que se trata a certificação ISO 9001:2008.

Downloads

Publicado

2017-10-04

Como Citar

Carnasciali, R. M., & Mello, S. F. de. (2017). RELEVÂNCIA DA CERTIFICAÇÃO ISO 9001:2008 NA INFLUÊNCIA DE COMPRA DE PRODUTOS. Revista Qualidade Emergente, 5(1). https://doi.org/10.5380/rqe.v5i1.55654

Edição

Seção

Artigos