RELEVÂNCIA DA CERTIFICAÇÃO ISO 9001:2008 NA INFLUÊNCIA DE COMPRA DE PRODUTOS
DOI:
https://doi.org/10.5380/rqe.v5i1.55654Palavras-chave:
Gestão da qualidade, ISO 9001, 2008, selo de certificação.Resumo
Este artigo teve como objetivo verificar a relevância da certificação ISO 9001:2008 na influência de compra de produtos. Para isso, realizou-se uma pesquisa exploratória por meio de livros e artigos científicos e uma aplicação prática em alunos da Universidade Federal do Paraná. O estudo contou com o teste piloto A, o teste piloto B e a aplicação do estudo, em que foram criadas embalagens de lâmpadas, com selo e sem o selo de empresa certificada ISO 9001. Desta forma, buscou-se verificar se no ato de compra de um produto há relevância da certificação ISO 9001:2008 para a escolha do produto. O resultado da pesquisa demonstrou que há relevância da certificação ISO 9001 na influência de compra de produtos, mas também verificou que poucos participantes sabem do que se trata a certificação ISO 9001:2008.
