Endomarketing em uma organização de reciclagem, método para uma boa implantação

Autores

  • Nilton Cesar Pasquini Centro Universitario Salesiano, Campus Maria Auxliadora, Americana SP.

DOI:

https://doi.org/10.5380/rqe.v7i1.34965

Palavras-chave:

Endomarketing, Gestão de pessoas, Cliente interno, Pesquisas de clima

Resumo

Trata-se de uma investigação exploratória do tipo estudo de caso. Tem como objetivo criar nos colaboradores orgulho de atuar na organização, diminuir o turover. Criou um grupo formado por  motorista,  supervisor,  analista de RH,  operadores de produção. Formulou um plano de ação, usou 5W2H e PDCA. Fez uso dos 4Ss sendo, análise, adaptação, ativação e avaliação. Utilizou algumas ferramentas adaptadas de Brun (1998) como vídeos – apresentação dos produtos e benefícios da empresa, com objetivo de colocar os colaboradores em contato direto com a realidade; manuais técnicos e de integração; palestras internas; grife interna – distribuiu bonés, bolsas, mochilas, canetas, réguas, cadernos e canecas. O endomarketing mudou a “cara” da empresa, aumentou a produção em 17% sem horas adicionais. Atingiu rapidamente o marketing externo, se tornando benchmarking na região de Americana SP, pois os colaboradores se tornaram multiplicadores da boa imagem. 

Downloads

Publicado

2017-11-08

Como Citar

Pasquini, N. C. (2017). Endomarketing em uma organização de reciclagem, método para uma boa implantação. Revista Qualidade Emergente, 7(1). https://doi.org/10.5380/rqe.v7i1.34965

Edição

Seção

Artigos