Endomarketing em uma organização de reciclagem, método para uma boa implantação

Nilton Cesar Pasquini

Resumo


Trata-se de uma investigação exploratória do tipo estudo de caso. Tem como objetivo criar nos colaboradores orgulho de atuar na organização, diminuir o turover. Criou um grupo formado por  motorista,  supervisor,  analista de RH,  operadores de produção. Formulou um plano de ação, usou 5W2H e PDCA. Fez uso dos 4Ss sendo, análise, adaptação, ativação e avaliação. Utilizou algumas ferramentas adaptadas de Brun (1998) como vídeos – apresentação dos produtos e benefícios da empresa, com objetivo de colocar os colaboradores em contato direto com a realidade; manuais técnicos e de integração; palestras internas; grife interna – distribuiu bonés, bolsas, mochilas, canetas, réguas, cadernos e canecas. O endomarketing mudou a “cara” da empresa, aumentou a produção em 17% sem horas adicionais. Atingiu rapidamente o marketing externo, se tornando benchmarking na região de Americana SP, pois os colaboradores se tornaram multiplicadores da boa imagem. 


Palavras-chave


Endomarketing; Gestão de pessoas; Cliente interno; Pesquisas de clima

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DOI: http://dx.doi.org/10.5380/rqe.v7i1.34965