Implantação do 10S como ferramenta de gestão de qualidade em hospital

Autores

  • Nilton Cesar Pasquini Centro Universitario Salesiano, Campus Maria Auxliadora, Americana SP.

DOI:

https://doi.org/10.5380/rqe.v6i1.28678

Palavras-chave:

10S, Gestão da qualidade, Qualidade no hospital

Resumo

A implantação iniciou em fevereiro de 2011 e terminou em fevereiro de 2012. Foi criado um grupo gestor cuja função básica do gestor do programa, ou de um comitê central, é fomentar as atividades do 10S por toda a empresa. A primeira atitude foi realizar uma limpeza geral (Dia D), pré-requisito para a implantação do Programa 10S. Na implantação do 10S fez uso de 6 ferramentas da qualidade, sendo Diagrama de causa e efeito, Diagrama de dispersão, D5W1H, Gráficos e PDCA e kanban. O 10S melhorou a imagem da organização perante a sociedade e órgãos governamentais. O programa disseminou no hospital a importância da prática da responsabilidade social, não só como obrigação do hospital em desenvolver ações sociais, mas como incentivo e motivação de seus próprios colaboradores para a realização de trabalhos voluntários para atender às carências da sociedade.

Biografia do Autor

Nilton Cesar Pasquini, Centro Universitario Salesiano, Campus Maria Auxliadora, Americana SP.

departamento de administração área de qualiddae

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Publicado

2017-11-08

Como Citar

Pasquini, N. C. (2017). Implantação do 10S como ferramenta de gestão de qualidade em hospital. Revista Qualidade Emergente, 6(1). https://doi.org/10.5380/rqe.v6i1.28678

Edição

Seção

Artigos