Gestão da Qualidade através da metodologia QRQC – Estudo de caso em uma empresa do setor automotivo

Autores

  • Laís de Lima Rocha Universidade Federal do Paraná, Curitiba, PR
  • Jislaine Figueira Coradél Coltro Universidade Federal do Paraná, Curitiba, PR
  • Adriana Roseli Wünsch Takahashi Universidade Federal do Paraná, Curitiba, PR
  • Karen Menger da Silva Guerreiro Universidade Federal do Paraná, Curitiba, PR
  • Thalita Toshie de Jesus Shibuya Universidade Federal do Paraná, Curitiba, PR

DOI:

https://doi.org/10.5380/rqe.v3i1.27550

Palavras-chave:

Gestão da Qualidade, Ferramentas da Qualidade, QRQC, Setor Automotivo

Resumo

O desenvolvimento deste trabalho está baseado na análise da metodologia QRQC – Quick Response to Quality Control (Resposta Rápida para o Controle de Qualidade) utilizada na área da qualidade, pela empresa Alfa do setor automotivo, situada em São José dos Pinhais – Paraná.  Com o objetivo de tratar um problema definitivamente, essa metodologia trabalha com um conjunto de ferramentas da qualidade, que se usadas sequencialmente atuam na contensão do problema e a imediata investigação e providências direto na fonte causadora. A  atuação do QRQC envolve toda a organização na busca pela melhoria contínua, de clientes à fornecedores. No caso apresentado, o envolvimento da organização mostrou-se fundamental, apesar de ocorrem dificuldades iniciais, pois além de não haver um nivelamento de conhecimento das ferramentas a serem utilizadas, a cultura organizacional, que tende a evitar mudanças, também foi uma barreira a ser quebrada. Superadas as dificuldades iniciais, percebeu-se maior integração e participação entre os níveis de trabalho, melhorando também troca de conhecimento. Também foi possível analisar que a aplicação da metodologia demanda pouco investimento e sua atuação através da Gestão Visual facilita o entendimento das atividades, evitando o retrabalho.

Downloads

Publicado

2012-06-08

Como Citar

Rocha, L. de L., Coltro, J. F. C., Takahashi, A. R. W., Guerreiro, K. M. da S., & Shibuya, T. T. de J. (2012). Gestão da Qualidade através da metodologia QRQC – Estudo de caso em uma empresa do setor automotivo. Revista Qualidade Emergente, 3(1). https://doi.org/10.5380/rqe.v3i1.27550

Edição

Seção

Artigos