O ensino médio no Brasil: em busca da inovação?

Autores

  • Adriane Carneiro Ferreira Universidade Federal do Paraná, Curitiba, PR
  • Edna Amancio de Souza Ramos Universidade Federal do Paraná, Curitiba, PR

DOI:

https://doi.org/10.5380/rqe.v3i1.27549

Palavras-chave:

Ensino Médio, inovação, Programa Ensino Médio Inovador.

Resumo

Ainda que não se possa negar que o ensino médio tenha passado transformações nesta última década, parece que estas não foram capazes de efetivar as mudanças necessárias em relação à qualidade de ensino neste nível. Qual a razão de tantas iniciativas frustradas de umnovo ensino médio? Por que há, ainda, déficits em relação ao número de vagas ofertadas neste nível de ensino e um número alarmante de evadidos e reprovados? O presente artigo pretende apresentar uma reflexão sobre o desenvolvimento de ações em relação a esta problemática noBrasil, com um recorte a partir da década de 90, e com a análise de um dos programas do Ministério da Educação que apresenta em seu título a perspectiva de inovar “novamente” o ensino médio: o Programa Ensino Médio Inovador, lançado nacionalmente em 2009 e implantado no Estado do Paraná no ano de 2010.

Downloads

Publicado

2012-06-08

Como Citar

Ferreira, A. C., & Ramos, E. A. de S. (2012). O ensino médio no Brasil: em busca da inovação?. Revista Qualidade Emergente, 3(1). https://doi.org/10.5380/rqe.v3i1.27549

Edição

Seção

Artigos