BALANCED SCORECARD APLICADO EM LABORATÓRIOS DE ANÁLISES CLÍNICAS

Autores

  • Luciano Luz Lopes Laboran
  • Elenice Stroparo Universidade Tuiuti do Paraná
  • Kárita Cláudia Freias-Lidani Hospital de Clínicas - UFPR

DOI:

https://doi.org/10.5380/rqe.v5i1.21544

Palavras-chave:

Balanced Scorecard, Gestão laboratorial, Laboratório clínico.

Resumo

Este artigo apresenta um modelo de Balanced Scorecard (BSC) proposto para laboratório de análises clínicas, baseado na estratégia de Kaplan e Norton, que apresenta um modelo de gestão em laboratório clínico para empresas de qualquer porte. De acordo com esse modelo, a estratégia é definida em relação a perspectivas financeiras, clientes, processos internos, aprendizado e crescimento. O BSC é um instrumento direcionado para o sistema de gestão estratégica que utiliza indicadores de desempenho baseados em variáveis capazes de interferir direta e indiretamente nas ações da empresa.

Biografia do Autor

Luciano Luz Lopes, Laboran

Possui graduação em Biomedicina pela Universidade Tuiuti do Paraná (2011), atua como gerente geral do Lab. de Análises Clinicas LABORAN, em Curitiba-PR.

Elenice Stroparo, Universidade Tuiuti do Paraná

Atualmente professora da Universidade Tuiuti da Paraná. Realizando Doutorado em Saúde da Criança e do Adolescente do Setor de Ciências da Saúde da UFPR, na área de Pediatria. Possui mestrado em Biologia Celular e Molecular pela Universidade Federal do Paraná (2005). É especialista em Gestão da Qualidade e Produtividade Laboratorial. Tem experiência na área de Análises Clínicas desde 1997. ATUAÇÃO PROFISSIONAL 2002 a 2006 Farmacêutica Bioquímica Laboratório Delboni Auriemo Curitiba / PR Áreas de Atuação: : Hematologia, Bioquímica, Microbiologia, Urinálise e Qualidade 1997 a 2002 Farmacêutica Bioquímica GR Análises Clínicas & Toxicológicas Ltda Curitiba.

Kárita Cláudia Freias-Lidani, Hospital de Clínicas - UFPR

Possui graduação em Biomedicina pela Universidade Federal do Pará (2004) e Especialização em Microbiologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), onde participa de projetos na áres de biologia molecular(Laboratório Genoma). Mestranda do programa de Medicina Interna e Ciências da Saúde, da UFPR. Atuou como responsável técnica e gerente do controle de qualidade no Laboratório de Análises Clínicas e Ambientais AMBIENTALI. Ministrou aulas na UNIBRASIL (Faculdade Integradas do Brasil) e na FACEAR (Faculdade Educacional de Araucária) para os cursos da escola de saúde, participando de grupos de pesquisa como pesquisadora e orientadora. Atualmente ministra aulas na Universidade Tuiuti do Paraná (UTP) para o Curso de Biomedicina e coordena o Laboratório de Análises Clínicas da instituição. Atua como supervisora de estágios do curso de Biomedicina. Experiência em análises clínicas, biologia molecular e doenças tropicais.

Downloads

Publicado

2017-10-04

Como Citar

Lopes, L. L., Stroparo, E., & Freias-Lidani, K. C. (2017). BALANCED SCORECARD APLICADO EM LABORATÓRIOS DE ANÁLISES CLÍNICAS. Revista Qualidade Emergente, 5(1). https://doi.org/10.5380/rqe.v5i1.21544

Edição

Seção

Artigos