Esquemas iniciais desadaptativos como preditores do apego materno-fetal em gestantes de alto risco

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5380/riep.v29i1.93562

Keywords:

comportamento de apego, gravidez de alto-risco, terapia cognitiva

Abstract

 O apego materno-fetal (AMF) é um construto multideterminado caracterizado pela qualidade da relação da gestante com o feto e que possui influência no processo de adaptação à maternidade, saúde mental e desenvolvimento saudável da mãe e do bebê. Características individuais da gestante como personalidade e crenças podem impactar na intensidade da vinculação. Considerando o crescimento dos estudos em Terapia do Esquema, o presente estudo teve como objetivo verificar a capacidade preditiva de esquemas iniciais desadaptativos (EIDs) na intensidade do AMF em gestantes de alto risco, não sendo encontrados pesquisas nacionais que abordassem esta associação. Participaram 152 gestantes que responderam ao Questionário Sociodemográfico, Escala de Apego Materno-Fetal - Versão Breve (MFAS) e o Questionário de Esquemas de Young (Versão Breve; YSQ-S3). Por meio da modelagem de equações estruturais não foram encontradas relações estatisticamente significativas entre as variáveis. No entanto, o esquema de Desconfiança/Abuso apresentou valor-p limítrofe, indicando uma possível capacidade de predição positiva. Os resultados destacam possíveis mediadores e outros fatores que podem afetar a formação do AMF e a relação com os EIDs, bem como limitações do estudo.

Author Biographies

Sabrina Aguiar Cerqueira, Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Mestre em Psicologia da Saúde pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Saúde Universidade Federal da Bahia-Instituto Multidisciplinar em Saúde (UFBA-IMS). Integra o Núcleo Especializado de Estudos em Desenvolvimento Humano (NEEDH)

Henrique Lima Reis, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Integra o Núcleo Especializado de Estudos em Desenvolvimento Humano (NEEDH) e o Núcleo de Estudos e Pesquisas em Desenvolvimento Infantil (NEPeDI)

Edi Cristina Manfroi, Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Professora Associada da Universidade Federal da Bahia (UFBA) - Campus Anísio Teixeira. Doutora pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) (2012). Pós doutorado em Psicologia: cognição e comportamento pela UFMG (2019). Docente dos cursos de graduação de Psicologia e do Mestrado Profissional em Psicologia da Saúde

Published

2025-07-03

How to Cite

Cerqueira, S. A., Reis, H. L., & Manfroi, E. C. (2025). Esquemas iniciais desadaptativos como preditores do apego materno-fetal em gestantes de alto risco. Interação Em Psicologia, 29(1). https://doi.org/10.5380/riep.v29i1.93562

Issue

Section

Research Reports