O incesto através do cinema: uma comparação com a prática do atendimento às famílias incestuosas
DOI:
https://doi.org/10.5380/riep.v29i1.92672Palabras clave:
incesto, abuso sexual, cinemaResumen
Um dos principais tabus do ser humano, a proibição do incesto é estruturante para o indivíduo e sociedade. O CEARAS – Centro de Estudos e Atendimento Relativos ao Abuso Sexual da FMUSP, através do referencial psicanalítico, tem estudado o tema e atendido famílias com denúncia de abuso sexual intrafamiliar desde 1993. Apesar da negação social de falar sobre incesto, este tema aparece bastante em filmes exibidos no cinema. Este estudo analisou como o cinema trata o incesto e comparou com a prática de atendimento a famílias incestuosas. Foram analisados 125 filmes das últimas 3 décadas. A maioria das relações incestuosas apresentadas nos filmes ocorreu entre pais/mães e filhos(as), seguidas das relações entre irmãos. A relação incestuosa entre mães e filhos(as), que pouco aparece na mídia e no judiciário, foi bastante retratada nos filmes. Constatamos neste estudo que o cinema, diferentemente da mídia e da sociedade, retratou o incesto de forma realista e profunda; os filmes mostraram o incesto como parte de uma complexa dinâmica familiar, na qual há o envolvimento de todos e grande ambivalência de sentimentos, visão compartilhada com a experiência do CEARAS – Centro de Estudos e Atendimento Relativos ao Abuso Sexual da FMUSP.
Descargas
Archivos adicionales
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 GISELE JOANA GOBBETTI, Reinaldo Ayer Oliveira, Claudio Cohen

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
A aprovação dos artigos implica a aceitação imediata e sem ônus de que a revista Interação em Psicologia terá exclusividade na primeira publicação do artigo. Os autores continuarão, não obstante, a deter os direitos autorais para publicações posteriores. No caso de republicação dos artigos em outros veículos, exige-se a menção à primeira publicação na revista Interação em Psicologia. Os autores autorizam também que seus artigos sejam disponibilizados em todos os indexadores aos quais a revista está vinculada.
A Comissão Editorial não se responsabiliza pelos conceitos ou afirmações expressos nos trabalhos publicados, que são de inteira responsabilidade dos autores.
A revista Interação em Psicologia oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o entendimento de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização do conhecimento e tende a produzir maior impacto dos artigos publicados. Os artigos publicados na revista são disponibilizados segundo a Licença Creative Commons CC-BY-NC 4.0 (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/). Segundo essa licença é permitido acessar, distribuir e reutilizar os artigos para fins não comerciais desde que citados os autores e a fonte. Ao submeter artigos à revista Interação em Psicologia, os autores concordam em tornar seus textos legalmente disponíveis segundo essa licença.
