O incesto através do cinema: uma comparação com a prática do atendimento às famílias incestuosas

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5380/riep.v29i1.92672

Palabras clave:

incesto, abuso sexual, cinema

Resumen

 Um dos principais tabus do ser humano, a proibição do incesto é estruturante para o indivíduo e sociedade. O CEARAS – Centro de Estudos e Atendimento Relativos ao Abuso Sexual da FMUSP, através do referencial psicanalítico, tem estudado o tema e atendido famílias com denúncia de abuso sexual intrafamiliar desde 1993. Apesar da negação social de falar sobre incesto, este tema aparece bastante em filmes exibidos no cinema. Este estudo analisou como o cinema trata o incesto e comparou com a prática de atendimento a famílias incestuosas. Foram analisados 125 filmes das últimas 3 décadas. A maioria das relações incestuosas apresentadas nos filmes ocorreu entre pais/mães e filhos(as), seguidas das relações entre irmãos. A relação incestuosa entre mães e filhos(as), que pouco aparece na mídia e no judiciário, foi bastante retratada nos filmes. Constatamos neste estudo que o cinema, diferentemente da mídia e da sociedade, retratou o incesto de forma realista e profunda; os filmes mostraram o incesto como parte de uma complexa dinâmica familiar, na qual há o envolvimento de todos e grande ambivalência de sentimentos, visão compartilhada com a experiência do CEARAS – Centro de Estudos e Atendimento Relativos ao Abuso Sexual da FMUSP.

Biografía del autor/a

Gisele Joana Gobbetti, Universidade de São Paulo (USP)

Psicóloga pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (1994), Mestre em Ciências (área: Medicina Legal) pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (2000) e Doutora em Ciências (área: Bioética-Fisiopatologia Experimental) pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (2006). Seus projetos de pesquisa concentram-se nos temas: incesto, saúde mental e justiça e bioética. Psicóloga da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, atua como Psicóloga Responsável do Centro de Estudos e Atendimento Relativos ao Abuso Sexual- CEARAS e Professora de Bioética da Graduação e Pós-Graduação da FMUSP.

Archivos adicionales

Publicado

2025-07-03

Cómo citar

Gobbetti, G. J., Oliveira, R. A., & Cohen, C. (2025). O incesto através do cinema: uma comparação com a prática do atendimento às famílias incestuosas. Interação Em Psicologia, 29(1). https://doi.org/10.5380/riep.v29i1.92672

Número

Sección

Relatos de Pesquisa