Homens gays em contextos interioranos no Brasil: Revisão crítica a partir do Modelo do Estresse de minorias

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/riep.v29i1.92532

Palavras-chave:

cidades pequenas, estresse de minorias, gay, psicologia, saúde mental

Resumo

 Esse estudo de Revisão Crítica e sistematizada da literatura se propôs a apresentar os principais estudos nacionais sobre gays em contextos interioranos no Brasil articulando os achados com os elementos previstos do Modelo do estresse de minorias. Metodologicamente através do Protocolo Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses (PRISMA), a busca pelas produções priorizou estudos com resultados advindos de dados primários. Desse modo, foram recuperados 17 estudos nacionais sobre homens gays em cidades não-metropolitanas. Os resultados foram apresentados em quatro categorias: a) Experiências de vitimização, desde violência institucional, física e sexual, como agressões verbais, difamação e xingamentos; b) Homofobia internalizada, aspecto significativo que pode resultar em sentimento de culpa e baixa autoestima, afetando também as relações sociais; c) Ocultação da identidade, a partir do silenciamento da homossexualidade, podendo resultar em sofrimento psicológico, medo de rejeição e incompreensão; e d) Suporte social, como elemento protetivo e que é apresentado nos estudos pela sua existência significativa, parcial e também por sua ausência nas diferentes experiências retratadas. Assim, pode-se compreender que as experiências de estigma de homens gays interioranos no Brasil se configuram de forma mais potencializada e distinta.

Biografia do Autor

Sanches Max Jesus Viana, Universidade Federal de Sergipe (UFS), São Cristóvão, Sergipe.

Psicólogo pelo Centro Universitário do Rio São Francisco (UNIRIOS). É Discente no Curso de Mestrado em Psicologia do Programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal de Sergipe (UFS), como Bolsista CAPES, no qual integra o colegiado do programa como representante discente, e é integrante do Grupo de Estudos e pesquisa em Sexualidade e Desenvolvimento humano (SexUS-UFS)

Elder Cerqueira-Santos, Universidade Federal de Sergipe (UFS), São Cristóvão, Sergipe.

Pós-Doutorado pela University of Toronto (Canada), Doutor em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul / University of Nebraska - USA (2008) e Mestre em Psicologia do Desenvolvimento pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2004). Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Sergipe (2000). Consultor da Childhood Foundation (WCF). Professor do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Sergipe e colaborador do PPG Psicologia da Universidade de Fortaleza. Tem experiência na área de Psicologia Positiva, com ênfase em Desenvolvimento Social e da Personalidade, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento da criança e do adolescente, sexualidade e religiosidade. Pesquisador Produtividade do CNPq e líder do grupo de pesquisa CNPq Psicologia do desenvolvimento e da personalidade: investigações em contextos culturais. Coordenador do SexUS-UFS.

Downloads

Publicado

03-07-2025

Como Citar

Viana, S. M. J., & Cerqueira-Santos, E. (2025). Homens gays em contextos interioranos no Brasil: Revisão crítica a partir do Modelo do Estresse de minorias. Interação Em Psicologia, 29(1). https://doi.org/10.5380/riep.v29i1.92532

Edição

Seção

Revisões Sistemáticas da Literatura