Impacto das configurações familiares no desenvolvimento de crianças e adolescentes: uma revisão da produção científica
DOI:
https://doi.org/10.5380/psi.v12i1.9172Palavras-chave:
diferentes configurações familiares, crianças, adolescentes, estado da arteResumo
O presente estudo teve por objetivo mapear a produção científica sobre o impacto das diferentes configurações familiares, no desenvolvimento de crianças e adolescentes. Foram selecionados abstracts de periódicos científicos nacionais e internacionais indexados em diferentes bases de dados, através de combinações de descritores. A revisão dos abstracts resultou em 415 artigos produzidos nos períodos de 1955 a 2005, sendo que 401 internacionais e 14 nacionais. Observou-se um maior número de publicações a partir da década de 1990. Na literatura internacional, houve predomínio de estudos empíricos, de caráter quantitativo. Estes focalizavam, em sua maioria, famílias monoparentais e adolescentes, em comparação com crianças. Os resultados também revelaram uma maior freqüência de estudos que não encontraram mudanças e conseqüências significativas de diferentes configurações familiares para o desenvolvimento de crianças e adolescentes. No entanto, percebeu-se que, entre os estudos que identificaram mudanças e conseqüências significativas, houve um predomínio das negativas em relação às positivas, o que faz pensar na estigmatização de configurações diferentes da família nuclear. Ainda que a análise tenha se baseado apenas em abstracts, acredita-se que permitiu vislumbrar o estado da arte sobre o tema.
Palavras-chave: diferentes configurações familiares; crianças; adolescentes; "estado da arte".
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