O Manhês e o Desenvolvimento da Comunicação Adulto-Bebê: Uma Revisão da Literatura com uma Proposta de Análise Microgenética das Trocas Mãe-Bebê
DOI:
https://doi.org/10.5380/psi.v16i2.9138Palabras clave:
manhês, generalidade, co-regulação, microgêneseResumen
Apresentamos uma revisão da literatura sobre o manhês – fala diferenciada dirigida a bebês – ressaltando argumentos para uma proposta de análise microgenética das trocas mãe-bebê. Destacamos aspectos da teoria dos Sistemas Dinâmicos, que combina análises micro e macrogenética para mapear o processo de desenvolvimento de um fenômeno, e características do manhês que permitem supor seu papel integrado no desenvolvimento da comunicação mãe-bebê. Discutimos a concepção de universalidade versus a de generalidade e identificamos padrões de organização da comunicação e sua variabilidade resultantes do ajuste entre parceiros específicos. Concebemos as trocas adulto-bebê como co-reguladas, exibindo transformações ao longo da sua história de co-construção. Ilustramos nossa proposta para o estudo do manhês com exemplos de uma análise microgenética da fala da mãe.
Palavras-chave: manhês; generalidade; co-regulação; microgênese.
Descargas
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A aprovação dos artigos implica a aceitação imediata e sem ônus de que a revista Interação em Psicologia terá exclusividade na primeira publicação do artigo. Os autores continuarão, não obstante, a deter os direitos autorais para publicações posteriores. No caso de republicação dos artigos em outros veículos, exige-se a menção à primeira publicação na revista Interação em Psicologia. Os autores autorizam também que seus artigos sejam disponibilizados em todos os indexadores aos quais a revista está vinculada.
A Comissão Editorial não se responsabiliza pelos conceitos ou afirmações expressos nos trabalhos publicados, que são de inteira responsabilidade dos autores.
A revista Interação em Psicologia oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o entendimento de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização do conhecimento e tende a produzir maior impacto dos artigos publicados. Os artigos publicados na revista são disponibilizados segundo a Licença Creative Commons CC-BY-NC 4.0 (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/). Segundo essa licença é permitido acessar, distribuir e reutilizar os artigos para fins não comerciais desde que citados os autores e a fonte. Ao submeter artigos à revista Interação em Psicologia, os autores concordam em tornar seus textos legalmente disponíveis segundo essa licença.
