O Manhês e o Desenvolvimento da Comunicação Adulto-Bebê: Uma Revisão da Literatura com uma Proposta de Análise Microgenética das Trocas Mãe-Bebê

Autores/as

  • Letícia Scorsi Faculdade dos Guararapes
  • Maria da Conceição Diniz Pereira de Lyra Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.5380/psi.v16i2.9138

Palabras clave:

manhês, generalidade, co-regulação, microgênese

Resumen

Apresentamos uma revisão da literatura sobre o manhês – fala diferenciada dirigida a bebês – ressaltando argumentos para uma proposta de análise microgenética das trocas mãe-bebê. Destacamos aspectos da teoria dos Sistemas Dinâmicos, que combina análises micro e macrogenética para mapear o processo de desenvolvimento de um fenômeno, e características do manhês que permitem supor seu papel integrado no desenvolvimento da comunicação mãe-bebê. Discutimos a concepção de universalidade versus a de generalidade e identificamos padrões de organização da comunicação e sua variabilidade resultantes do ajuste entre parceiros específicos. Concebemos as trocas adulto-bebê como co-reguladas, exibindo transformações ao longo da sua história de co-construção. Ilustramos nossa proposta para o estudo do manhês com exemplos de uma análise microgenética da fala da mãe.

Palavras-chave: manhês; generalidade; co-regulação; microgênese. 

Biografía del autor/a

Letícia Scorsi, Faculdade dos Guararapes

Professora Doutora do Curso de Psicologia

Maria da Conceição Diniz Pereira de Lyra, Universidade Federal de Pernambuco

Professora do programa de Pós-graduação em Psicologia Cognitiva

Cómo citar

Scorsi, L., & Lyra, M. da C. D. P. de. (2012). O Manhês e o Desenvolvimento da Comunicação Adulto-Bebê: Uma Revisão da Literatura com uma Proposta de Análise Microgenética das Trocas Mãe-Bebê. Interação Em Psicologia, 16(2). https://doi.org/10.5380/psi.v16i2.9138

Número

Sección

Revisões Sistemáticas da Literatura