Reflexões sobre educação inclusiva: A perspectiva de psicólogas e psicólogos de Mato Grosso

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5380/riep.v27i1.91190

Palabras clave:

Educação inclusiva, Teoria histórico-cultural, Psicologia escolar e educacional.

Resumen

Este artigo apresenta uma discussão sobre o processo educacional inclusivo na perspectiva de psicólogas e psicólogos do estado de Mato Grosso, a partir de suas vivências profissionais, especificamente, com as demandas de alunos com deficiência. Deriva de uma pesquisa qualitativa realizada no Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Mato Grosso no período de 2017-2018. Os participantes da pesquisa foram sete profissionais que atuam na educação básica em municípios do estado de Mato Grosso, sendo seis psicólogas e um psicólogo, e o objetivo foi identificar as perspectivas desses profissionais sobre o processo educacional inclusivo a partir de suas expectativas, dificuldades e possibilidades de atuação. Para a produção de dados para análise, foram utilizadas a técnica de grupo focal e entrevistas individuais. Os dados foram analisados conforme a metodologia da Análise Temática e sob a perspectiva crítica em Psicologia Escolar, além da Psicologia Histórico-Cultural. Os resultados apontam que as atividades realizadas pelas psicólogas e psicólogos focam na formação dos profissionais que atuam nas escolas, orientação aos familiares e atendimento aos alunos. Destacam-se como dificuldades a articulação com os profissionais da escola, a fragilidade do atendimento na rede de serviços públicos e a precária compreensão dos profissionais sobre educação inclusiva.

Biografía del autor/a

Gessika Brasileira Macedo de Carvalho, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Cuiabá, Mato Grosso

Psicóloga formada pela Universidade Federal de Mato Grosso - campus Rondonópolis; Mestre em Psicologia pela Universidade Federal de Mato Grosso.

Jane Teresinha Domingues Cotrin, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Cuiabá, Mato Grosso

Psicóloga formada pela Faculdade Riopretense de Filosofia, Ciências e Letras; especialista em Psicologia Escolar e Educacional (Conselho Federal de Psicologia); mestre em Educação (Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho/ Marília) e doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano (Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo). Atualmente professora associada do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

Publicado

2023-09-04

Cómo citar

de Carvalho, G. B. M., & Cotrin, J. T. D. (2023). Reflexões sobre educação inclusiva: A perspectiva de psicólogas e psicólogos de Mato Grosso. Interação Em Psicologia, 27(1). https://doi.org/10.5380/riep.v27i1.91190

Número

Sección

Relatos de Pesquisa