Reflexões sobre educação inclusiva: A perspectiva de psicólogas e psicólogos de Mato Grosso

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5380/riep.v27i1.91190

Keywords:

Educação inclusiva, Teoria histórico-cultural, Psicologia escolar e educacional.

Abstract

Este artigo apresenta uma discussão sobre o processo educacional inclusivo na perspectiva de psicólogas e psicólogos do estado de Mato Grosso, a partir de suas vivências profissionais, especificamente, com as demandas de alunos com deficiência. Deriva de uma pesquisa qualitativa realizada no Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Mato Grosso no período de 2017-2018. Os participantes da pesquisa foram sete profissionais que atuam na educação básica em municípios do estado de Mato Grosso, sendo seis psicólogas e um psicólogo, e o objetivo foi identificar as perspectivas desses profissionais sobre o processo educacional inclusivo a partir de suas expectativas, dificuldades e possibilidades de atuação. Para a produção de dados para análise, foram utilizadas a técnica de grupo focal e entrevistas individuais. Os dados foram analisados conforme a metodologia da Análise Temática e sob a perspectiva crítica em Psicologia Escolar, além da Psicologia Histórico-Cultural. Os resultados apontam que as atividades realizadas pelas psicólogas e psicólogos focam na formação dos profissionais que atuam nas escolas, orientação aos familiares e atendimento aos alunos. Destacam-se como dificuldades a articulação com os profissionais da escola, a fragilidade do atendimento na rede de serviços públicos e a precária compreensão dos profissionais sobre educação inclusiva.

Author Biographies

Gessika Brasileira Macedo de Carvalho, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Cuiabá, Mato Grosso

Psicóloga formada pela Universidade Federal de Mato Grosso - campus Rondonópolis; Mestre em Psicologia pela Universidade Federal de Mato Grosso.

Jane Teresinha Domingues Cotrin, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Cuiabá, Mato Grosso

Psicóloga formada pela Faculdade Riopretense de Filosofia, Ciências e Letras; especialista em Psicologia Escolar e Educacional (Conselho Federal de Psicologia); mestre em Educação (Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho/ Marília) e doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano (Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo). Atualmente professora associada do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

Published

2023-09-04

How to Cite

de Carvalho, G. B. M., & Cotrin, J. T. D. (2023). Reflexões sobre educação inclusiva: A perspectiva de psicólogas e psicólogos de Mato Grosso. Interação Em Psicologia, 27(1). https://doi.org/10.5380/riep.v27i1.91190

Issue

Section

Research Reports