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Efeitos de um procedimento de ensino de produção de seqüências por sobreposição sob controle condicional em crianças surdas

Ruth Daisy Capistrano de Souza, Grauben José Alves de Assis, Priscila Giselli Silva Magalhães, Paulo Sérgio Teixeira Prado

Resumo


No presente estudo, cinco crianças surdas foram ensinadas a produzir seqüências de estímulos pelo procedimento de sobreposição sob controle condicional. O procedimento era informatizado. Os estímulos eram apresentados na tela do computador e o participante devia selecioná-los seqüencialmente (por exemplo: A1 -> A2, na presença da cor verde e A2 -> A1, na presença da cor vermelha). Uma seqüência correta produzia uma animação gráfica contingentemente à resposta e elogios em Língua Brasileira de Sinais. Foram ensinadas quatro seqüências de dois termos. Seqüências diferentes daquelas programadas como corretas produziam o escurecimento da tela por 3s e a reapresentação da tentativa. O critério de acerto adotado exigiu três tentativas consecutivas sem erro. Todos os participantes alcançaram o critério de acerto, um precisou de re-exposição às condições de ensino. Em seguida, testes foram aplicados. Nos testes de transitividade (p. ex. A1 -> A3), conectividade (p. ex. A1 -> B2 -> A3), transferência de funções (p. ex. A1 -> D2) e de generalização (p. ex. uma borracha, dois copos e três caixas), todos os participantes responderam conforme o programado na maioria das tentativas. Os resultados corroboraram a eficiência do procedimento, sugerindo que a equivalência de estímulos seqüenciais pode ocorrer mesmo sob controle condicional em surdos. Pretende-se ampliar esse estudo para contingências de cinco termos.

 

Palavras-chave: produção de seqüências; classes ordinais; relações ordinais; relações de equivalência; discriminação condicional.


Palavras-chave


produção de seqüências; classes ordinais; relações ordinais; relações de equivalência; discriminação condicional

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DOI: http://dx.doi.org/10.5380/psi.v12i1.9072