Efeitos de um procedimento de ensino de produção de seqüências por sobreposição sob controle condicional em crianças surdas

Autores

  • Ruth Daisy Capistrano de Souza Universidade Federal do Pará
  • Grauben José Alves de Assis Universidade Federal do Pará
  • Priscila Giselli Silva Magalhães Universidade Federal do Pará
  • Paulo Sérgio Teixeira Prado Universidade Estadual Paulista - Campus de Marília

DOI:

https://doi.org/10.5380/psi.v12i1.9072

Palavras-chave:

produção de seqüências, classes ordinais, relações ordinais, relações de equivalência, discriminação condicional

Resumo

No presente estudo, cinco crianças surdas foram ensinadas a produzir seqüências de estímulos pelo procedimento de sobreposição sob controle condicional. O procedimento era informatizado. Os estímulos eram apresentados na tela do computador e o participante devia selecioná-los seqüencialmente (por exemplo: A1 -> A2, na presença da cor verde e A2 -> A1, na presença da cor vermelha). Uma seqüência correta produzia uma animação gráfica contingentemente à resposta e elogios em Língua Brasileira de Sinais. Foram ensinadas quatro seqüências de dois termos. Seqüências diferentes daquelas programadas como corretas produziam o escurecimento da tela por 3s e a reapresentação da tentativa. O critério de acerto adotado exigiu três tentativas consecutivas sem erro. Todos os participantes alcançaram o critério de acerto, um precisou de re-exposição às condições de ensino. Em seguida, testes foram aplicados. Nos testes de transitividade (p. ex. A1 -> A3), conectividade (p. ex. A1 -> B2 -> A3), transferência de funções (p. ex. A1 -> D2) e de generalização (p. ex. uma borracha, dois copos e três caixas), todos os participantes responderam conforme o programado na maioria das tentativas. Os resultados corroboraram a eficiência do procedimento, sugerindo que a equivalência de estímulos seqüenciais pode ocorrer mesmo sob controle condicional em surdos. Pretende-se ampliar esse estudo para contingências de cinco termos.

 

Palavras-chave: produção de seqüências; classes ordinais; relações ordinais; relações de equivalência; discriminação condicional.

Biografia do Autor

Ruth Daisy Capistrano de Souza, Universidade Federal do Pará

Departamento de Psicologia Experimental

Grauben José Alves de Assis, Universidade Federal do Pará

Departamento de Psicologia

Priscila Giselli Silva Magalhães, Universidade Federal do Pará

Departamento de Psicologia

Paulo Sérgio Teixeira Prado, Universidade Estadual Paulista - Campus de Marília

Departamento de Psicologia da Educação

Downloads

Como Citar

de Souza, R. D. C., de Assis, G. J. A., Magalhães, P. G. S., & Prado, P. S. T. (2008). Efeitos de um procedimento de ensino de produção de seqüências por sobreposição sob controle condicional em crianças surdas. Interação Em Psicologia, 12(1). https://doi.org/10.5380/psi.v12i1.9072

Edição

Seção

Artigos