Efeitos de um procedimento de ensino de produção de seqüências por sobreposição sob controle condicional em crianças surdas
Resumo
No presente estudo, cinco crianças surdas foram ensinadas a produzir seqüências de estímulos pelo procedimento de sobreposição sob controle condicional. O procedimento era informatizado. Os estímulos eram apresentados na tela do computador e o participante devia selecioná-los seqüencialmente (por exemplo: A1 -> A2, na presença da cor verde e A2 -> A1, na presença da cor vermelha). Uma seqüência correta produzia uma animação gráfica contingentemente à resposta e elogios em Língua Brasileira de Sinais. Foram ensinadas quatro seqüências de dois termos. Seqüências diferentes daquelas programadas como corretas produziam o escurecimento da tela por 3s e a reapresentação da tentativa. O critério de acerto adotado exigiu três tentativas consecutivas sem erro. Todos os participantes alcançaram o critério de acerto, um precisou de re-exposição às condições de ensino. Em seguida, testes foram aplicados. Nos testes de transitividade (p. ex. A1 -> A3), conectividade (p. ex. A1 -> B2 -> A3), transferência de funções (p. ex. A1 -> D2) e de generalização (p. ex. uma borracha, dois copos e três caixas), todos os participantes responderam conforme o programado na maioria das tentativas. Os resultados corroboraram a eficiência do procedimento, sugerindo que a equivalência de estímulos seqüenciais pode ocorrer mesmo sob controle condicional em surdos. Pretende-se ampliar esse estudo para contingências de cinco termos.
Palavras-chave: produção de seqüências; classes ordinais; relações ordinais; relações de equivalência; discriminação condicional.
Palavras-chave
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PDFDOI: http://dx.doi.org/10.5380/psi.v12i1.9072