Mapeamento comportamental de crianças em contato com a natureza

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/riep.v28i1.89545

Palavras-chave:

comportamento ecológico, desenvolvimento infantil, infância, psicologia ambiental.

Resumo

A literatura aponta que locais públicos com vegetação, como praças e parques, facilitam o contato das crianças com a natureza. Tal contato estimula o desenvolvimento físico, intelectual e emocional, o que permite uma ligação afetiva com a natureza. Este estudo mapeou o comportamento de 20 crianças, entre 8 e 11 anos, em contato com a natureza na Cidade Histórica de Porto Seguro, Bahia, a fim de descrever os comportamentos, bem como caracterizar a dimensão experiencial observada da conexão dessas crianças com a natureza. A coleta de dados incluiu o mapeamento comportamental centrado no lugar e na pessoa, além de observação naturalista. Os resultados revelam um maior contato com a natureza por meio de brincadeiras cotidianas. Em relação à configuração espacial, as crianças demonstraram predileção pelas áreas com mais vegetação. Além disso, houve alguns comportamentos indicativos de outras dimensões da conexão com a natureza (cognitiva e afetiva), o que sugere que a Cidade Histórica favorece tal conexão. Portanto, espaços similares devem ser priorizados em planejamentos urbanos para promover a conexão infantil com a natureza e, em consequência, comportamentos pró-ambientais duradouro.

Biografia do Autor

Marcela Silva Santos, Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), Instituto Federal da Bahia (IFBA), Porto Seguro, Bahia

Mestra em Ciências e Tecnologias Ambientais (PPGCTA - UFSB/IFBA). Licenciada em Ciências da Natureza e suas Tecnologias (UFSB). Seus principais interesses de pesquisa incluem as relações criança-natureza e ensino não formal de botânica.

Jaílson Santos de Novais, Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), Porto Seguro, Bahia

Doutor em Ciências Biológicas (INPA). Mestre em Botânica (UEFS). Professor associado da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB). Coordena o grupo de estudos Mirim - Crianças, Infâncias e Natureza, do Jardim Botânico FLORAS (UFSB). Seus interesses de pesquisa incluem estudos pessoa-ambiente, psicologia ambiental, ensino de botânica e palinologia.

Downloads

Publicado

02-09-2024

Como Citar

Santos, M. S., & Novais, J. S. de. (2024). Mapeamento comportamental de crianças em contato com a natureza. Interação Em Psicologia, 28(1). https://doi.org/10.5380/riep.v28i1.89545

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa