Mapeamento comportamental de crianças em contato com a natureza
DOI:
https://doi.org/10.5380/riep.v28i1.89545Palavras-chave:
comportamento ecológico, desenvolvimento infantil, infância, psicologia ambiental.Resumo
A literatura aponta que locais públicos com vegetação, como praças e parques, facilitam o contato das crianças com a natureza. Tal contato estimula o desenvolvimento físico, intelectual e emocional, o que permite uma ligação afetiva com a natureza. Este estudo mapeou o comportamento de 20 crianças, entre 8 e 11 anos, em contato com a natureza na Cidade Histórica de Porto Seguro, Bahia, a fim de descrever os comportamentos, bem como caracterizar a dimensão experiencial observada da conexão dessas crianças com a natureza. A coleta de dados incluiu o mapeamento comportamental centrado no lugar e na pessoa, além de observação naturalista. Os resultados revelam um maior contato com a natureza por meio de brincadeiras cotidianas. Em relação à configuração espacial, as crianças demonstraram predileção pelas áreas com mais vegetação. Além disso, houve alguns comportamentos indicativos de outras dimensões da conexão com a natureza (cognitiva e afetiva), o que sugere que a Cidade Histórica favorece tal conexão. Portanto, espaços similares devem ser priorizados em planejamentos urbanos para promover a conexão infantil com a natureza e, em consequência, comportamentos pró-ambientais duradouro.
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